O Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs) emitem um alerta público a profissionais da Química e empresas sobre tentativas de golpe com cobranças fraudulentas por canais não oficiais.
Criminosos utilizam contas comerciais no WhatsApp, utilizando indevidamente logótipos e o nome do “Sistema CRQ”, para enviar notificações falsas, ameaças de negativação e hiperligações para pagamentos fraudulentos.
O Sistema CFQ/CRQs orienta:
Não atenda igações de numéros suspeitos: Os conselhos não enviam notificações de dívida com ligações externas para pagamento via WhatsApp.
Verifique o beneficiário: Antes de pagar qualquer boleto ou guia, confirme se a razão social e o CNPJ pertencem ao CRQ da sua região.
Utilize apenas canais oficiais: Consultas de anuidade e regularidade devem ser feitas exclusivamente nos portais oficiais dos conselhos.
Caso receba abordagens suspeitas, não partilhe dados e comunique o fato à ouvidoria do seu CRQ e às autoridades competentes.
Brasília (DF), 29 de setembro de 2026
Conselho Federal de Química (CFQ)
Conselhos Regionais de Química (CRQs)
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/nota-oficial-sistema-cfq-crqs-alerta-para-tentativa-de-golpe-de-cobranca-via-whatsapp/