Institucional
Notícias

Fique atento aos programas de pós-graduação com inscrições abertas na UFSJ  (FINALIZADO)

A UFSJ oferece diversos cursos de pós-graduação. Neste mês de janeiro, confira quais programas estão recebendo inscrições, e como fazer para se candidatar a uma das vagas.

PPGCM
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PPGCM) abre vagas para mestrado e doutorado, com início das aulas igualmente previsto para março. As inscrições vão até 20 de janeiro, realizadas unicamente pelo preenchimento do formulário de inscrição, disponível no site. Em oferta, 10 vagas para as linhas de pesquisa Morfofisiologia dos sistemas e Imunofisiopatologia dos sistemas. O edital regulamenta a seleção em duas etapas: prova oral em Morfofisiologia e entrevista.

PGDPLAT
20 de janeiro é também a data que o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT) estabeleceu para inscrições de seu processo seletivo (mestrado e doutorado), via formulário. As 15 vagas disponíveis serão preenchidas, como quer o edital, pelos melhores colocados na entrevista, prova e análise curricular.

PPGCC
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) também abre vagas para mestrado e doutorado, com início para março deste ano. As inscrições vão até 23 de janeiro, com envio da documentação exigida para o e-mail inscricoes.ppgcc@ufsj.edu.br. Serão 12 vagas para as seguintes linhas de pesquisa: Otimização e Inteligência Computacional (seis); Sistemas de Informação (três) e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho (três). Pelo edital, as avaliações acontecem em etapa única: análise curricular e defesa do plano de curso.

FQMAT
O Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) inscreve para ingresso em seu programa de mestrado e doutorado no primeiro semestre letivo de 2023. As inscrições vão até o dia 27 de janeiro e devem ser feitas por meio deste formulário. Serão oferecidas 20 vagas para mestrado (sendo 10 para área de Química, e as demais divididas pela metade para Física e Engenharia) e 10 vagas para doutorado: cinco para a área de Química, três para Física e duas para Engenharia. De acordo com o edital, a seleção para mestrado se dará em uma única etapa, de análise curricular. Já para o doutorado, a seleção será em duas etapas, como prova teórica e análise curricular.

PPGAC: disciplinas isoladas
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) abre edital para disciplinas isoladas, com inscrições programadas até 10 de fevereiro, pelo e-mail ppgac@ufsj.edu.br. Uma vaga para Tópicos Variados em Crítica e Cultura: teatro, diversidade sexual e de gênero ou Tópicos Variados em Treinamento e Pedagogia das Artes Cênicas: Práticas de atuação e transformação pessoal. Edital completo neste link.

Fonte: https://ufsj.edu.br/noticias_ler.php?codigo_noticia=9895

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801