Institucional
Notícias

Conselheiro Federal assume função na Anvisa

O Conselheiro Ubiracir Fernandes Lima – membro da CGFISC – foi nomeado integrante da Câmara Técnica de Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – COSAN/Anvisa

A Câmara técnica de Saneantes – CATES da Anvisa, a qual o Conselheiro Ubiracir Lima foi nomeado, trata-se de uma instância colegiada, composta por 12 membros, sendo seis titulares e seis suplentes.

A CATES tem como objetivo de realizar estudos técnicos e emitir recomendações referentes principalmente à avaliação da segurança/toxicidade e eficácia de substâncias químicas utilizadas em formulações de produtos saneantes. Neste processo, que trata-se de assessoramento aos servidores da Coordenação de Saneantes da Anvisa – COSAN, são realizadas análises do risco sanitário, que envolve ainda a forma de utilização dos produtos e exposição do cidadão ao produto.

O Conselheiro Ubiracir Lima é Químico Industrial, Mestre em Química Orgânica e produtos naturais, Doutor em Vigilância Sanitária e Pós-doutor em Tecnologia de Formulações. Ele fez parte de setores de desenvolvimento analítico de indústrias farmacêuticas, foi coordenador da comissão de saneantes do CRQ-IV e foi servidor da Anvisa justamente na gerência de saneantes.

Durante o período em que esteve na Anvisa, o conselheiro Ubiracir desenvolveu e coordenou o curso de especialização em tecnologia de produtos saneantes no CRQ-IV, curso este que terá nova edição em 2023 com a parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes – ABIPLA.


Confira todas as nomeações no Diário Oficial da União: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.225-de-28-de-dezembro-de-2022-454395013

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/conselheiro-federal-assume-funcao-na-anvisa/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801