Institucional
Notícias

Cartilha do CFQ traz orientações sobre como minimizar as consequências das enchentes

Pensando em minimizar as consequências de inundações e visando promover a saúde, o CFQ elaborou uma cartilha com o objetivo de auxiliar a população atingida por enchentes.

Chega o verão e, com ele, as chuvas. Nessa época do ano, é muito comum um aumento substancial de chuva e, consequentemente, de enchentes em várias partes do Brasil e isso pode trazer sérios riscos à população, especialmente, para quem vive próximo a rios e áreas com pouco saneamento.

Pensando em minimizar as consequências de inundações e visando promover a saúde, o CFQ elaborou uma cartilha com o objetivo de auxiliar a população atingida por enchentes. Elaborada em parceria com a Aprag, Sindprag e Abipla, a cartilha tem uma linguagem simples, de fácil entendimento, e está disponível em formato digital e on-line.

O material traz orientações sobre como evitar o aparecimento de vetores e pragas urbanas, e melhores processos de sanitização dos ambientes e utensílios expostos pela água e lama contaminadas. Outro alerta que o encarte faz é sobre onde buscar informações. Em casos de enxurradas ou enchentes, é importante entrar em contato com as autoridades públicas da localidade atingida para obter orientações, principalmente em relação ao abastecimento de água e os cuidados com o aparecimento de agentes vetores de doenças, como leptospirose e hepatite.

No material, também podem ser encontradas dicas de como realizar a limpeza correta da casa e a higiene dos objetos, inclusive com lembretes para a importância da utilização de luvas de borracha, botas tipo galocha, calças plásticas e óculos de proteção, principalmente, para limpar o quadro de luz ou partes elétricas.

A cartilha também aborda sobre a água segura para consumo. Neste caso, a orientação é para que esta seja fervida por ao menos um minuto, ou, então, que sejam adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio com concentração de 2,5% (água sanitária) para cada litro de água.

Essa cartilha é mais uma ação do CFQ em mostrar a importância do profissional da Química na educação e promoção da saúde, levando o conhecimento necessário para ensinar à população sobre como agir em casos de enchentes.

Para baixar a cartilha, Cartilha-CFQ???????

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cartilha-do-cfq-traz-orientacoes-sobre-como-minimizar-as-consequencias-das-enchentes/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801