Institucional
Notícias

José de Ribamar: “somos uma voz proeminente da Química e nos convertemos cada vez mais em uma casa aberta para a sociedade”

Uma boa noite às senhoras e aos senhores. Vejo aqui tantos rostos conhecidos, os colegas da diretoria do CFQ, conselheiros federais, presidentes de Conselhos Regionais, colaboradores do CFQ e seus familiares.

 Permitam-me abraçar a todos e chamá-los simplesmente de amigos.

Nesta noite, fechamos mais um ano de atividades no Conselho Federal de Química, o que sempre traz um sentimento de realização e, mais que isso, de dever cumprido. Como de hábito, os convido a fazer uma reflexão sobre o que de fato representou este ano de 2022.

É claro que nossas vidas não se resumem ao trabalho. Mas gostaria de convidá-los a celebrar a alegria que todos precisamos ter em estar juntos – há pouco menos de três anos, estávamos no auge de uma pandemia global e muitos de nós tínhamos dúvidas sinceras se realmente sairíamos daquela situação. Fato é que superamos – ou estamos superando, para sermos mais precisos. A esperança em dias melhores está de volta.

Entretanto, as perdas acontecem e são a consequência natural da vida. Gostaria de celebrar a memória de todos que nos deixaram em 2022 na figura do já saudoso conselheiro federal DALTON RODRIGUES, uma ausência que tivemos neste ano de tantas alegrias e realizações. Aos familiares e amigos, renovo nossos votos de força e serenidade.

Mas estamos em uma noite de celebração. Uma noite de festa. Um momento de sorrir e aplaudir os feitos que fizeram a diferença em nossas vidas. Se eu pudesse definir o 2022 em uma palavra apenas, diria que foi o ano da EXPANSÃO. Se no primeiro mandato de minha gestão, a tarefa primordial era consolidar o Sistema CFQ/CRQs internamente, reaproximar, estabelecer relações de mais confiança e de fraternidade, no momento em que estamos considero que podemos ousar muito mais.

Este 2022 foi apenas a largada naquilo que podemos identificar como os passos iniciais em um caminho sem volta – aquele em que somos uma voz proeminente da Química e que nos convertemos cada vez mais em uma casa aberta para sociedade, para a indústria e, muito especialmente, para os Profissionais da Química.

Poderia começar a falar da qualidade e da maior densidade do nosso processo de expansão pelo reconhecimento que tivemos entre nossos pares – OS CONSELHOS PROFISSIONAIS. A consagração veio na 6ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, quando o CFQ foi premiado nas categorias “Prêmio Cooperação Institucional” e “Prêmio Melhor Ação Social”. Tivemos ainda uma láurea para o CRQ 4, de São Paulo, reconhecido com o “Prêmio Inovação na Fiscalização (atividade finalística)”.

Foi um reconhecimento a iniciativas que há muito tempo nos trazem orgulho, como o Química Solidária, um projeto que combateu fake news e auxiliou a sociedade com a doação de mais de CEM MIL LITROS DE ÁLCOOL 70%. Outra de nossas iniciativas premiadas foi o conjunto de nossas ações de Relações Institucionais e Governamentais, que se destacaram pela variedade de temas e parceiros, sempre com o olhar direcionado aos interesses da Química e da sociedade brasileira.

A terceira, essa uma realização do CRQ de São Paulo, é um projeto de digitalização total da atividade finalística, das ações de fiscalização. Uma ação que, além de permitir aos fiscais mais facilidade e agilidade em seu trabalho externo, ainda permitiu ao CRQ produzir grande economia e redução do impacto ambiental, evitando gastos de milhares de reais com papel e tinta de impressão. O CFQ, o que muito nos orgulha, teve participação nessa realização ao doar os tablets para que São Paulo pudesse levar adiante essa experiência, premiada e reconhecida no universo dos conselhos profissionais.

Os grandes projetos que nos orgulham, entretanto, não se limitam àquelas que foram reconhecidas em prêmios e concursos. Tivemos um ano de muita organização interna e de retomada do que ficou para trás em anos anteriores. A AGENDA LEGISLATIVA, objeto de desejo do CRIG, o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais, enfim virou realidade em 2022. Ela nos permitiu fortalecer nossas ideias em relação ao Brasil, ajudando a mapear os temas de interesse da Química e da população brasileira.

Em 2022, com a volta dos eventos presenciais, foi possível também retomar uma saudável cultura do CFQ, a de premiar iniciativas, empresas e profissionais da Química que se destacaram em seus campos de atuação: é o Prêmio Talentos CFQ, que realizamos, com muito sucesso, ao longo deste ano.

Se agora há pouco falamos aqui que este ano pode ser definido como o ano da EXPANSÃO, uma das evidências mais fortes do quanto evoluímos e da qualidade dos nossos parceiros é a campanha que desenvolvemos ao lado da ABIPLA – uma iniciativa de combate à pirataria e à elaboração de misturas caseiras de produtos de limpeza.

Foi uma ação muito bem sucedida, de boa repercussão, e que ajudou o Sistema CFQ/CRQs a ser compreendido como um aliado da sociedade na busca da segurança e do bom uso dos produtos da indústria química.

Ao lado da ABIPLA, desenvolvemos até um jogo de tabuleiro, o MISTURA EXPLOSIVA, que nos permite ensinar de um jeito criativo e pedagógico os riscos que essas misturas ocasionam para a saúde dos consumidores e consumidoras em todo Brasil.

Este 2022 foi o ano em que, acima de tudo, amadurecemos institucionalmente. Definitivamente deixamos pra trás o imobilismo e nos lançamos ao universo dos grandes eventos, e foram vários deles: a Rio Óleo e Gás, a Expoprag, o Congresso Latino Americano de Química, o Congresso Brasileiro de Química, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre outros eventos, como a já tradicional Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), só para citarmos alguns.

Amigos. Uma das determinações desta gestão é que o Sistema CFQ/CRQs esteja presente e representado nos mais diversos espaços e linguagens, alcançando um público cada vez maior. O uso da internet, das redes sociais e das ferramentas digitais para aproximar as pessoas é um ganho que a pandemia nos trouxe. O caráter híbrido dos eventos é a regra e as incontáveis transmissões em redes sociais que fizemos atingiram milhares de espectadores: ajudamos estudantes a se prepararem pro ENEM, levamos diversão e informação de qualidade. Combatemos modismos absurdos como o desafio que se popularizou entre os adolescentes, de fumar hastes flexíveis, os conhecidos COTONETES, um conteúdo que quebrou os nossos records de audiência, sendo assistido por QUASE UM MILHÃO DE PESSOAS.

Enfim, amigos. Não vou me alongar, até porque o propósito desta noite é que possamos, coletivamente, celebrar o que obtivemos neste ano de 2022. Cabe a todos nós apontar as nossas vitórias e conquistas. Temos total entendimento de que o melhor para o Sistema CFQ/CRQs é sempre aquilo que ainda está por vir. O que faremos para 2023 ser inesquecível?

Vamos por mais, sempre.

Muito obrigado e muito boa noite!

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/discurso-do-presidente-solenidade-de-encerramento-das-atividades-de-2022/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801