Institucional
Notícias

Projeto de pesquisa da Pós-Graduação em Engenharia Química sobre poluição marinha é aprovado em chamada do CNPq

Um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal do Ceará foi aprovado em chamada do CNPq

Com arrecadação de R$ 1 milhão para seu desenvolvimento, o projeto é intitulado “Estudo de diferentes tecnologias e metodologias para extrair e/ou degradar microplásticos e nanoplásticos presentes em ambientes marinhos: experimental e computacional”, contando ainda com uma segunda linha de pesquisa em “Tecnologias para decomposição, tratamento e substituição do plástico”.


A ideia do projeto é se debruçar sobre métodos que possam auxiliar na diminuição da quantidade de resíduos sólidos dos plásticos acumulados nas orlas marinhas e em águas costeiras e oceânicas, problema que tem recebido atenção da comunidade científica internacional, pelo impacto que os resíduos causam aos ambientes e espécies marinhos.


“Uma vez descartado no meio ambiente e exposto a processos naturais como degradação por radiação ultravioleta (UV) e fragmentação física, o plástico pode decompor-se em partículas menores, definidas como microplásticos”, explica a Profª Rilvia Santiago, coordenadora do PPGEQ. “Assim, devido ao tamanho reduzido, são difíceis de ser extraídos do meio.”


Um dos problemas que isso acarreta é adsorção (adesão) de substâncias poluentes na superfície dos microplásticos, após a interação com esses componentes. “Além disso, pode-se observar a ocorrência de um processo de bioacumulação, uma vez que os animais que ingerem ou absorvem essas nanopartículas acabam por transferi-las pela cadeia alimentar”, complementa a Profª Rilvia.


O projeto conta com parceria internacional com o pesquisador e professor João Coutinho, da Universidade de Aveiro (Portugal), e com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Também compõem o grupo de pesquisa os estudantes de doutorado e mestrado do PPGEQ Francisco Thalysson Tavares Cavalcante e Valquíria Lilith Braga das Neves.


Fonte: Profª Rilvia Santiago, coordenadora do PPGEQ – e-mail: rilvia@ufc.br???????

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/17441-projeto-de-pesquisa-da-pos-graduacao-em-engenharia-quimica-sobre-poluicao-marinha-e-aprovado-em-chamada-do-cnpq

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801