Institucional
Notícias

O que é a tabela periódica?

A tabela moderna surgiu após a descoberta de que o átomo é composto de partículas menores, os prótons e elétrons.

FOTO DE MAX AGUILERA-HELLWEG


A tabela periódica é a forma mais moderna de organizar os elementos químicos de forma a refletir suas semelhanças e propriedades. O esquema lista os elementos em ordem de aumento do número atômico (o número de prótons no núcleo de um átomo), conforme explica a Royal Society of Chemistry (RSC), do Reino Unido, uma sociedade científica que tem como objetivo incentivar as ciências químicas.

Como a tabela periódica moderna foi formada

A RSC diz que os químicos sempre procuraram formas de organizar os elementos. Mas a tabela, como se conhece só, foi desenvolvida após a descoberta de que os átomos são compostos por partículas subatômicas menores (prótons, nêutrons e elétrons). Isso ocorreu em 1887, quando o físico britânico Joseph John Thomson descobriu o elétron e alterou a ideia de que o átomo era uma partícula indivisível. 

No entanto, também segundo a sociedade, a base da tabela periódica moderna já estava bem estabelecida e era até utilizada para prever as propriedades dos elementos não descobertos muito antes do desenvolvimento do conceito do número atômico.

A primeira tentativa de classificar os elementos foi em 1789, quando Antoine Lavoisier, um químico franco-belga, agrupou os elementos com base nas suas propriedades físicas em gases, não metálicos, metais e terrosos. 

Várias outras tentativas foram feitas para agrupar os elementos durante as próximas décadas, mas o primeiro a publicar a tabela periódica na forma em que ela é usada hoje foi Dmitri Mendeleev, químico e físico russo. Ele ficou conhecido como o criador da tabela periódica moderna. 

Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2022/12/o-que-e-a-tabela-periodica

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801