Institucional
Notícias

4ª edição do QuimTec traz discussão sobre atuação da Química no tratamento de água  (FINALIZADO)

O Marco Legal do Saneamento Básico trouxe imensos desafios para o Brasil.

O Marco Legal do Saneamento Básico trouxe imensos desafios para o Brasil, tanto em termos de cumprir as metas estabelecidas – garantir que até o ano de 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável -, como também preparar e qualificar os profissionais da Química para um mercado emergente.

Para discutir este assunto, o Conselho Federal de Química (CFQ) vai realizar, no dia 17 de agosto, às 19 horas, pelos seus perfis nas redes sociais, a quarta edição do QuimTec, com o tema o “Saneamento Básico: Tratamento de água”. O QuimTec é uma iniciativa do CFQ que visa auxiliar profissionais técnicos da área da Química na gestão de seus negócios e carreiras.

Nesta edição, a convidada é a supervisora do Laboratório de Material de Tratamento do Departamento de Controle da Qualidade dos Produtos Água e Esgoto, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Danielle Polidorio. A conselheira federal do CFQ, Raquel Fiori, será a mediadora do evento.

De acordo com a supervisora da Sabesp, a atuação do Profissional da Química na Estação de Tratamento de Água (ETA) é o coração do processo. “Este profissional deverá conhecer a água de captação de sua estação e saber conduzir o processo de tratamento, selecionando produtos químicos adequados para a remoção eficiente das impurezas, tornando esta água adequada ao consumo humano.”

Ainda segundo a palestrante, a atuação do técnico e do químico no saneamento básico é muito ampla. “Pode atuar no monitoramento tanto da qualidade da água de captação, como da água tratada e distribuída. Todas as etapas do processo de potabilização da água são de suma importância por estarem diretamente ligados à saúde pública. É um setor que realmente vale a pena”, comenta Danielle, que também é membro da Comissão de Estudo de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto, do Comitê Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na visão do conselheiro federal Rodrigo Alan de Moura Rodrigues, coordenador do Comitê de Governança de Atuação Profissional na Área Química do CFQ, a prestação dos serviços de saneamento básico envolve conhecimentos técnicos específicos da área da Química, competindo aos profissionais da Química e, entre eles, aos técnicos da área Química definidos pela legislação, a realização de análises químicas; a aplicação de processos de tecnologia química; e a responsabilidade técnica, em virtude de necessidades locais e a critério do Conselho Regional de Química (CRQ) da jurisdição.

Para a conselheira Raquel Fiori, o QuimTec oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho para os técnicos da área da Química. “O evento dá um ressignificado aos técnicos químicos sobre o seu potencial criativo de trabalho. Nesta edição, vamos falar da trajetória da água até chegar na casa do consumidor. O técnico em Química pode ajudar nas possibilidades de se evitar uma contaminação da água”, ressalta.

SERVIÇO

4ª Edição do QuimTec

Data: 17 de agosto (quarta-feira)

Horário: 19 horas (Fuso Brasília)

Transmissão

Youtube: https://www.youtube.com/c/ConselhoFederaldeQu%C3%ADmica

Facebook: https://www.facebook.com/cfquimica

Twitter: https://twitter.com/cfquimica

Instagram: https://www.instagram.com/cfquimica

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/4a-edicao-do-quimtec-traz-discussao-sobre-atuacao-da-quimica-no-tratamento-de-agua/

Fonte:

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801