Institucional
Notícias

Representado pelo CFQ, Brasil retorna à IUPAC e fortalece a liderança latino-americana na química global

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) anunciou que o Brasil, desta vez por intermédio do Conselho Federal de Química (CFQ), retomou oficialmente seu status como Organização Nacional Aderente (National Adhering Organization – NAO). O status foi reavaliado e aprovado pelo Conselho Executivo da IUPAC em reunião realizada em 1º de outubro. Na visão da IUPAC, a retomada por meio do CFQ representa um importante marco para a comunidade científica brasileira e restaura o papel do país na definição de padrões, políticas, educação e cooperação global na área da Química.

Como autarquia federal, o CFQ compõe o sistema profissional da Química no Brasil, integrado ainda por 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs) e que representa mais de 218 mil profissionais e cerca de 50 mil pessoas jurídicas registradas em todo o território nacional. Juntos, CFQ e CRQs formam uma rede unificada que assegura a integridade ética, técnica e científica do exercício profissional da química no país.

Para a IUPAC, o retorno do Brasil reafirma as históricas contribuições do país para a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento industrial na área. A renovação da filiação deve beneficiar cientistas, educadores e profissionais de todo o Brasil, ampliar a cooperação com parceiros internacionais e favorecer o avanço da Química na academia e na indústria.

“É uma notícia realmente excelente que o Brasil esteja de volta como Organização Nacional Aderente da IUPAC”, afirmou o Prof. Aldo José Gorgatti Zarbin, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

“O papel de liderança do CFQ ao assumir essa responsabilidade é fundamental**, pois o Brasil possui uma comunidade química vibrante e inovadora. Seu retorno fortalecerá tanto a IUPAC quanto o cenário científico da América Latina.”

A decisão segue anos de contínua participação de instituições brasileiras em iniciativas globais da IUPAC, como o Global Women’s Breakfast, para o qual o Brasil coordenou e sediou mais de uma dezena de eventos somente em 2024, contribuindo para uma comunidade de ciências químicas mais colaborativa e inclusiva. A comunidade química brasileira mantém também presença ativa no cenário internacional e possui uma reconhecida tradição de liderança científica. Vale destacar que o Brasil sediou, em São Paulo, a Assembleia Geral e o Congresso Mundial de Química da IUPAC em 2017, primeira vez em que o evento ocorreu na América do Sul — um marco histórico que celebrou a amplitude e a excelência da pesquisa química brasileira.

Perspectivas futuras. A renovação da filiação ocorre em um momento de crescente mobilização regional. Com a recente entrada de Peru e Guatemala, reforça-se a presença latino-americana na IUPAC e ampliam-se as oportunidades de cooperação. O CFQ pretende contribuir para esse movimento por meio da promoção de iniciativas focadas em química verde, educação e inovação sustentável, alinhando o setor químico brasileiro à agenda global da IUPAC para uma ciência responsável e orientada ao desenvolvimento.

“Espero sinceramente que o retorno do Brasil, juntamente com a recente adesão do Peru e da Guatemala, marque o início de uma presença latino-americana mais forte e unida na IUPAC”, escreveu o ex-presidente da IUPAC, Javier García Martínez, ao celebrar a notícia e manifestar confiança no protagonismo da região.

Como sinal de contínuo engajamento internacional, o Brasil sediará a Atlantic Basin Conference on Chemistry, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2026, sob o tema “Química para Impacto Global: Parcerias Estratégicas para a Inovação Sustentável”. O evento reunirá pesquisadores de destaque, formuladores de políticas públicas e inovadores da indústria com objetivo de avançar soluções para desafios globais por meio das ciências químicas.

Para o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, o ingresso do CFQ ao à IUPAC, representando o Brasil, é resultado de um esforço conjunto que trará benefícios a todos os entes.

“Este é um trabalho que teve início em outubro de 2024, quando estive com a delegação do CFQ participando do 36º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ), realizado na Cidade do Panamá. Naquela ocasião, compreendi a relevância de o Conselho Federal de Química empreender os esforços necessários para recolocar o Brasil como membro da IUPAC.”

Oliveira Filho saúda a adesão como momento ímpar para a Química e para o Sistema CFQ/CRQs.

“A retomada dessa posição representa um legado para os profissionais da área da Química, especialmente para os inúmeros pesquisadores espalhados por todo o país, que desenvolvem estudos indispensáveis para a sociedade. Trata-se de um movimento de reposicionamento internacional da Química brasileira, que reafirma o entendimento do CFQ sobre seu papel estratégico no desenvolvimento científico, tecnológico e educacional do setor. Com isso, fortalecemos a indústria, a pesquisa e o ensino, garantindo que os profissionais da Química voltem a contar com o Brasil entre os países membros da IUPAC.”

Sobre o Conselho Federal de Química (CFQ)

O Conselho Federal de Química (CFQ) é responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício profissional da Química no Brasil, promovendo o desenvolvimento das Ciências Químicas e fortalecendo os setores científico e industrial do país. Em conjunto com os 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs), o CFQ compõe o Sistema CFQ/CRQs, que representa mais de 218 mil profissionais e aproximadamente 50 mil pessoas jurídicas registradas em todas as regiões.

Além de sua função reguladora, o CFQ atua como ponte entre ciência, educação, indústria e políticas públicas, incentivando a inovação e garantindo que a Química contribua para a melhoria da qualidade de vida e para a sustentabilidade ambiental no Brasil. A missão do CFQ é promover o exercício pleno e ético da Química, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e garantindo que as ciências químicas sirvam à sociedade com segurança, qualidade e inovação.

Sobre a IUPAC

A IUPAC foi fundada em 1919 por químicos da indústria e da academia. Desde então, a União tem promovido a conexão mundial nas ciências químicas e unificado a linguagem da química entre os setores acadêmico, industrial e público. A IUPAC é reconhecida como a autoridade global em nomenclatura química, terminologia, métodos padronizados de medição, pesos atômicos e muitos outros dados amplamente validados.

Nos últimos anos, a IUPAC também tem atuado de forma proativa na organização de conferências e projetos destinados a estimular avanços modernos na Química, além de apoiar atividades de educação química e de divulgação científica.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/representado-pelo-cfq-brasil-retorna-a-iupac-e-fortalece-a-lideranca-latino-americana-na-quimica-global/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Av. Nossa Senhora do Carmo, 651 - Carmo, Belo Horizonte - MG - 30330-000

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801