Institucional
Notícias

CFQ leva a voz da Química à COP30 e reforça protagonismo da ciência brasileira nas soluções para o clima

Participação marca o terceiro ano consecutivo do Sistema CFQ/CRQs nas conferências da ONU e reforça o papel da Química como ciência essencial para a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas.

O Conselho Federal de Química (CFQ) participa, em 2025, da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA). Pela primeira vez sediada na Amazônia, a COP30 reunirá líderes de mais de 190 países, organizações internacionais, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater medidas concretas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A presença do CFQ neste espaço estratégico consolida a participação contínua da Química nas discussões climáticas globais. O Sistema CFQ/CRQs esteve presente nas duas últimas edições da Conferência — COP28, em Dubai (2023), e COP29, em Baku, no Azerbaijão (2024), reforçando o papel da ciência química na transição energética, na economia de baixo carbono e no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Com a COP30 no Brasil, o CFQ amplia seu compromisso em levar a perspectiva da Química para o centro do debate climático internacional, destacando como a atuação dos profissionais da área é essencial para o alcance das metas ambientais e a construção de um futuro mais equilibrado. Com o evento sediado na Amazônia, o país assume protagonismo na construção de soluções para o planeta e a Química estará presente para garantir que a Química seja reconhecida como um dos pilares dessa transformação.

A Química como ciência estratégica para o clima

A crise climática exige respostas técnicas, inovadoras e sustentáveis e a Química está no núcleo de cada uma delas. Dos materiais avançados para energia limpa ao tratamento de efluentes, das tecnologias de captura e uso de carbono à recuperação de áreas degradadas, a Química fornece as bases científicas que tornam viável a descarbonização da economia e o avanço da bioeconomia.

Para o CFQ, é fundamental garantir que a voz dos profissionais da Química esteja presente nas instâncias que discutem o futuro do planeta. “A Química é uma ciência que permeia todos os setores produtivos e tem papel direto na mitigação das emissões, na inovação de processos industriais mais limpos e no desenvolvimento de soluções regenerativas. Participar da COP é reafirmar o compromisso do Sistema CFQ/CRQs com o desenvolvimento sustentável e com a aplicação ética e responsável da ciência”, reforça o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

A participação brasileira na COP30 ganha relevância especial por ocorrer na Amazônia, território simbólico e estratégico para a agenda ambiental global. A região concentra vastos recursos naturais e conhecimento científico, elementos que podem impulsionar novas cadeias produtivas baseadas em química verde, bioeconomia e circularidade, que são pilares fundamentais para o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental.

Três anos de presença internacional e amadurecimento institucional

A presença do CFQ nas últimas edições da COP não apenas projetou o nome da autarquia no cenário internacional, como também consolidou o papel do Sistema CFQ/CRQs como porta-voz técnico da Química brasileira em espaços multilaterais.

Na COP28, em Dubai (2023), o CFQ marcou sua estreia nas conferências da ONU, sendo o único sistema de conselho profissional convidado a integrar a delegação oficial brasileira. A comitiva promoveu diálogos com autoridades nacionais e internacionais, apresentando a contribuição dos profissionais da Química para a inovação e para o desenvolvimento de soluções sustentáveis em diferentes setores produtivos.

No ano seguinte, durante a COP29, em Baku (2024), o Sistema CFQ/CRQs reforçou a importância da ciência química na transição energética, na bioeconomia e na mitigação das emissões de carbono, além de intensificar o diálogo com governos, instituições de pesquisa e organismos internacionais. O debate sobre hidrogênio sustentável, captura de carbono e financiamento climático foi central, e o CFQ participou ativamente da articulação de iniciativas que colocam a Química como protagonista da economia verde.

O papel do CFQ na COP30

Durante a COP30, o CFQ terá como missão fortalecer o protagonismo da Química nas negociações e fóruns temáticos, evidenciando a contribuição dos profissionais registrados ao Sistema para a implementação das metas climáticas e a formulação de políticas públicas sustentáveis.

A atuação institucional está pautada em quatro eixos principais:

– Evidenciar o papel da Química como ciência essencial para o cumprimento das metas de redução de emissões e adaptação às mudanças climáticas;
– Representar o Sistema CFQ/CRQs e assegurar que a voz da categoria esteja presente nas discussões de relevância global;
– Construir parcerias com governos, empresas e instituições de pesquisa, fortalecendo a inserção do Brasil e da Química nas agendas internacionais de sustentabilidade;
– Contribuir tecnicamente para políticas públicas e soluções inovadoras com base científica sólida e impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Esses eixos refletem o propósito institucional do CFQ: promover a atividade plena da Química, com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país e do mundo.

O Conselho Federal de Química reafirma, assim, seu compromisso em traduzir a ciência em benefícios concretos para a sociedade, apoiar a formulação de políticas baseadas em evidências e valorizar o trabalho dos profissionais que constroem, todos os dias, um futuro mais sustentável.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-leva-a-voz-da-quimica-a-cop30-e-reforca-protagonismo-da-ciencia-brasileira-nas-solucoes-para-o-clima/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Av. Nossa Senhora do Carmo, 651 - Carmo, Belo Horizonte - MG - 30330-000

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801