Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 01 Dezembro 2025 09:25

Com 25 anos dedicados à pesquisa, à qualificação técnica e à promoção da qualidade da cachaça, a professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Maria das Graças Cardoso, conhecida como Graça, foi a homenageada do Concurso de Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras. A homenagem ocorreu na segunda-feira (17/11), em Belo Horizonte, durante cerimônia que contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ocasião em que também foram anunciados os vencedores do Concurso. Idealizada pela Emater-MG, a iniciativa celebra, desde sua criação, mulheres que contribuem para o fortalecimento do setor e, a cada edição, reconhece diferentes dimensões da atuação feminina e, neste ano, com destaque para a ciência.
"Para mim, reconhecimento vem atrelado àquilo que eu faço, ao meu trabalho. E eu trabalho com muito amor, com muito carinho. Eu diria que trabalhar com o nosso povo, com a nossa gente, ser uma das responsáveis de tirar a cachaça de 20 anos atrás para o que ela é hoje, é realmente engrandecedor. E, sendo mulher, eu sinto feliz porque eu tenho um respeito muito grande dos produtores. Eles são a minha alma, a minha vida, junto com meus alunos e minha escola. Muito obrigada à Emater por esse reconhecimento às mulheres. Lembrando que lugar de mulher, é onde ela quiser!", declarou.
Trajetória reconhecida
A professora Graça é uma das principais referências no País na área de tecnologia e qualidade da cachaça. Com atuação no Departamento de Química da UFLA, consolidou sua carreira investigando compostos, processos e parâmetros capazes de elevar padrões de produção, assegurar mais segurança e agregar valor ao produto.
O trabalho da professora também se conecta ao avanço recente da UFLA na área, com a criação do Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC), inaugurado com apoio da Fapemig. Sob coordenação da pesquisadora, o centro reúne infraestrutura moderna para análises físico-químicas e cromatográficas, ampliando a capacidade de atendimento a produtores, fortalecendo a certificação da bebida e consolidando a UFLA como referência nacional em ciência aplicada à cachaça de alambique.
Ao longo de sua trajetória, Graça orientou produtores, assessorou cooperativas, ministrou cursos por todo o Brasil e contribuiu diretamente para normativas técnicas e avanços em políticas públicas relacionadas à bebida. Seu trabalho em análises físico-químicas, identificação de contaminantes e melhoria dos processos de destilação tornou-se referência não apenas para Minas Gerais, mas para todo o País.
Sua atuação colaborou, ainda, para ampliar a visibilidade dos alambiques mineiros, aproximando ciência, tradição e mercado, um tripé essencial para a profissionalização e expansão do setor.
Com informações da Emater-MG
Fonte: https://ufla.br/noticias/institucional/18141-emater-mg-homenageia-professora-graca-por-25-anos-dedicados-a-valorizacao-da-cachaca-mineira
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Av. Nossa Senhora do Carmo, 651 - Carmo, Belo Horizonte - MG - 30330-000
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801