Renato Prado (Interfarma) durante apresentação no evento
No último dia 28, o chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ, Antônio Lannes, e o conselheiro federal Ubiracir Lima, estiveram no lançamento da cartilha de apoio ao combate à falsificação de medicamentos.
A cartilha foi elaborada pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e delitos contra a Propriedade Intelectual da Secretaria Nacional do Consumidor (CNCP/SENACON), em parceria com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), e visa à conscientização sobre os riscos associados a medicamentos falsificados e/ou irregulares.
O evento contou com palestras do ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atual presidente-executivo da Interfarma, Renato Porto; do secretário-executivo do CNCP, Andrey Correa, e do Gerente Geral de Fiscalização de Medicamentos da Anvisa (GGFIS/Anvisa), Marcus Aurélio de Araújo.
Na apresentação, o gerente geral Araújo destacou a importância de algumas ferramentas introduzidas pela agência reguladora brasileira, baseadas em inteligência artificial. Segundo Araújo, tais ferramentas facilitaram e agilizaram o monitoramento e fiscalização do mercado. Neste sentido, logo após a fala do representante da Anvisa, o conselheiro Ubiracir, que é membro da Comissão de Fiscalização e Orientação profissional – CFISC/CFQ, o convidou para compartilhar suas experiências no VI Encontro de Fiscalização do Sistema CFQ/CRQs, que ocorrerá em novembro deste ano.
Outro destaque do evento foi o breve encontro com o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Andrey Vilas Boas de Freitas. Na ocasião, Lannes e Ubiracir comentaram sobre a criação de um novo comitê, que terá como objeto o suporte à cadeia produtiva de insumos químicos. E, uma vez que qualquer insumo possui assinatura química própria, uma das ações do novo comitê será a busca de ferramentas para rastreamento de fornecedores de insumos utilizados na fabricação de produtos irregulares/clandestinos, tanto medicamentos quanto qualquer outro produto de consumo que possa impactar na saúde do cidadão.
Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cartilha-falsificacao-medicamentos/
Conselho Regional de Química 2ª Região
Minas Gerais
Av. Nossa Senhora do Carmo, 651 - Sion, Belo Horizonte - MG - 30330-000
(31) 3279-9800 / (31) 3279-9801