Institucional
Notícias

Resíduos plásticos foi pauta de encontro entre o vice-presidente, Geraldo Alckmin, ministérios e indústria química brasileira e internacional

A Abiquim e integrantes do International Council of Chemical Associations (ICCA) reuniram-se na última sexta-feira (8), em Brasília, com o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para debaterem a política global e local de resíduos plásticos.

Durante a reunião, o ICCA expôs que o Brasil pode ser um líder global nas discussões em torno de processos para o melhor manejo do plástico. Além de reforçar a necessidade de uma ação universal para evitar a poluição plástica no meio ambiente, a entidade ressaltou que os produtos de plástico devem ser valorizados pela sua contribuição para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e produzidos, utilizados e recuperados de forma sustentável numa economia circular.


Destacando que a indústria química brasileira já é a mais sustentável do mundo, André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, enfatizou a preocupação do setor com o Projeto de Lei 2.524/2022, que corre no congresso para o banimento do plástico, alertando ser essencial que os agentes políticos levem em consideração os impactos econômicos, sociais e ambientais na cadeia petroquímica e de transformados plásticos.


A agenda de resíduos plásticos também foi discutida no mesmo dia com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). O encontro - liderado pela Diretora do Departamento de Meio Ambiente do MRE, Ministra Maria Angelica Ikeda - contou ainda com integrantes dos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente, e do Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, além de membros da Casa Civil e da Marinha do Brasil.


O Diretor Sênior da Divisão de Plásticos do ICCA, Stewart Harris, agradeceu o governo brasileiro por estar aberto às discussões, uma vez que é importante a união de esforços globais para tratar o tema. O Presidente da Abiquim defendeu que deve haver incentivo à política de logística reversa de embalagens de plástico, em detrimento de um banimento abrupto e desarquitetado desses produtos. Ele sugeriu a realização de um workshop entre os envolvidos na agenda para o esclarecimento de todos os pontos - com propostas de soluções mais assertivas ao combate da poluição por lixo plástico, como a economia circular - e o consequente estabelecimento de políticas regulatórias no setor.


Vale destacar ainda que a Abiquim sediou, entre os dias 05 e 07 de março, encontro dos integrantes do ICCA com o setor químico brasileiro. Entre os temas tratados nos três dias de programação, a atuação da indústria química global frente ao Global Framework on Chemicals (novo SAICM), liderado pelo Advocacy Task Force, pertencente ao Grupo de Chemical Policy&Health do ICCA, envolvendo a estrutura e fluxos de trabalho para engajamento de governos e cadeias de valor; atualizações das discussões ocorridas na última assembleia da UNEA em fevereiro de 2024; banco de dados de aditivos químicos; discussão sobre posição e mensagens para o INC-4 da indústria química global.

Fonte: http://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/11211

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801