Institucional
Notícias

CFQ participa de reunião com MME com foco na capacitação profissional na transição energética

Nessa sexta-feira (8), representantes do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Conselho Federal de Química (CFQ) participaram de uma reunião estratégica no Ministério de Minas e Energia (MME). O encontro teve como objetivo principal estabelecer uma parceria voltada para a capacitação profissional na transição energética do país, com foco na elaboração de um diagnóstico abrangente direcionado às universidades e instituições de ensino, e desenvolvimento da pauta do hidrogênio sustentável.

Durante a reunião, foi discutida a necessidade urgente de capacitação de mão de obra especializada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pela transição energética. Gilson Mascarenhas, coordenador do CRIG e presidente do Conselho Regional de Química da 14ª Região (CRQ XIV – Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), destacou a relevância do encontro, ressaltando a oportunidade da colaboração entre o Sistema CFQ/CRQs e o MME. “O CFQ se sente honrado pelo Ministério de Minas e Energia abraçar essa ideia conjunta de trazer a transição energética para a área Química, visando o potencial para elevar o nível dos profissionais do setor”, disse.

Thiago Barral, secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, destacou a importância da parceria entre as entidades para colocar a formação profissional no centro do Programa Nacional do Hidrogênio. Ele enfatizou a necessidade de unir esforços para garantir que a transição energética proporcione oportunidades reais de desenvolvimento profissional e geração de emprego e renda em todo o país.

“É essencial colaborar na agenda da transição energética, atraindo talentos e mobilizando recursos para a formação e qualificação de profissionais. Além disso, é necessário ampliar os esforços para promover o desenvolvimento da indústria de hidrogênio, incluindo investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a estruturação de instituições para impulsionar o setor”, concluiu.

Também participaram do encontro o assessor de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ, Antonio Lannes, e o assessor especial de Transição Energética do MME, Leandro Albuquerque.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-participa-de-reuniao-com-mme-com-foco-na-capacitacao-profissional-na-transicao-energetica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801