Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs marca presença na 1ª Reunião do Conama em 2024

Representado pelo presidente do Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI – ES), Alexandre Vaz Castro, o Sistema CFQ/CRQs esteve presente na 141ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), realizada nesta quarta-feira (6) na sede do IBAMA em Brasília. O encontro teve como um dos objetivos o regime de urgência de proposta de resolução sobre a qualidade do ar no país.

Durante a reunião, o presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), Marçal Cavalcanti, enfatizou a necessidade urgente de implementação do P2R2 para lidar com desastres ambientais. “Venho aqui fazer um pedido para que o P2R2 seja implementado para lidar com desastres com produtos químicos”, ressaltou Marçal.

Ele trouxe à tona a preocupação com o que considerou ser o maior acidente ambiental do mundo, ocorrido em Maceió (AL), envolvendo a empresa Braskem. Ao lado de Gino César, secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Marçal destacou a importância de uma resposta efetiva à sociedade diante dessa catástrofe ambiental. “Estamos cuidando da parte financeira, cuidando da relocação, mas a laguna onde aconteceu esse acidente está morrendo, está degradada, precisa de uma política pública efetiva da gestão ambiental conjunta da Tripartite conosco”, acrescentou.

Essa convocação para ação foi reforçada pela proximidade da posse dos membros representantes do CFQ e da ANAMMA na 1ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ) do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), agendada para 7 de março (quinta-feira), em que ambas as entidades assumirão posições titulares, buscando uma abordagem coordenada para lidar com a questão dos produtos e resíduos químicos.

O presidente do CRQ XXI – ES, Alexandre Vaz, já iniciou um diálogo com o presidente da ANAMMA, Marçal Cavalcanti, visando alinhar pautas e identificar áreas de convergência para uma colaboração eficaz.

Para assistir ao debate na íntegra, acesse aqui.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-marca-presenca-na-1a-reuniao-do-conama-em-2024/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801