Institucional
Notícias

Competitividade e redução de custos são desafios da indústria química

Em 2024, a indústria química precisa se tornar mais competitiva frente ao mercado internacional e reduzir custos do gás natural. Essa é a visão defendida pelo presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), André Passos Cordeiro, em artigo para o jornal Correio Braziliense.

No texto, Cordeiro lembrou que o setor enfrentou diversos desafios no ano passado, como a competição com produtos asiáticos, que levaram a um déficit comercial com o aumento das importações. Para ele, a competição com produtos químicos estrangeiros compromete a indústria nacional, a segurança, os empregos e a autonomia do país.

Por isso, o presidente da ABIQUIM argumentou que é necessário regulamentar a entrada de produtos importados. “A primeira e emergencial medida para conter essa distorção deve ser a inclusão de 77 produtos químicos que sofrem aumento anômalo de importações à Lista de Elevações Transitórias à Tarifa Externa Comum (TEC)”, escreveu.

Para Cordeiro, outra frente para fortalecer a indústria química é sensibilizar o governo federal para a elaboração de políticas de incentivo à produção sustentável, desde óleos a combustíveis. Ele afirma que são as parcerias público-privadas que vão contribuir para a soberania da indústria nacional de fabricação de produtos químicos sustentáveis.

Com informações do Correio Braziliense

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/competitividade-e-reducao-de-custos-sao-desafios-da-industria-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801