Institucional
Notícias

Cartilha do Sistema CFQ/CRQs reforça relevância das vitaminas para vida saudável

As vitaminas são substâncias orgânicas fundamentais para o bom funcionamento do corpo e manutenção da saúde. Para disseminar informações químicas e bioquímicas sobre esses nutrientes, e alertar sobre a importância deles para uma vida saudável, o Sistema CFQ/CRQs lançou a cartilha “Química dos Alimentos: Especial Vitaminas”.

O setor de alimentos desempenha um papel importante na promoção da saúde pública e no fortalecimento da economia, e os Profissionais da Química são os responsáveis pela segurança e qualidade dos produtos alimentícios consumidos pelos brasileiros. O Sistema CFQ/CRQs reconhece essa relevância, integrando o tema em sua agenda de eventos e divulgando informações em seus canais de comunicação.

Nesta primeira edição, as vitaminas mais relevantes dos grupos A ao K são apresentadas. Além da representação em forma de letras e números (A, B1, B2, C etc.), suas fórmulas químicas e nomes também são apresentados. Na maioria das vezes, as vitaminas são citadas por meio dos seus nomes, sobretudo em rótulos de produtos alimentícios, cosméticos e medicamentos. Como é o caso do retinol (A), Tiamina (B1) e Tocoferol (E).

Importância dos Profissionais da Química
Muito mais do que analisar as vitaminas, os Profissionais da Química também desempenham papel na extração e síntese desses compostos vitais. São eles que nos ajudam a desvendar suas estruturas moleculares e que trabalham para garantir que tenhamos acesso a alimentos e suplementos de alta qualidade para atender às nossas necessidades nutricionais. Além disso, é o conhecimento produzido por Profissionais da Química dessa área que nos permite entender como as vitaminas agem no corpo.

A cartilha completa contendo essas e outras informações sobre vitaminas pode ser acessada aqui.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cartilha-quimica-do-alimentos-especial-vitaminas/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801