Institucional
Notícias

Novo INCT pesquisa inibidores de urease de interesse agronômico e medicinal

Projeto está sediado no ICB e no ICEx

Novo INCT sediado na UFMG vai desenvolver fertilizantes nitrogenados com eficácia aumentada e de menor impacto ambiental e formulações farmacêuticas para combater e tratar doenças causadas por microrganismos patogênicos de interesse médico. O grupo, coordenado pelos professores Ângelo de Fátima, do Departamento de Química do ICEx, e Luzia Modolo, do Departamento de Botânica do ICB, reúne professores, discentes e técnicos da UFMG, além de pesquisadores da Dinamarca, Índia, Itália, Polônia, Turquia, do Egito e dos Estados Unidos.

Os estudos terão como foco a urease, enzima responsável pela degradação da ureia. Ela pode comprometer a disponibilidade de nitrogênio para a planta, o que prejudica seu desenvolvimento e sua produtividade, além de afetar a saúde humana. Os inibidores de urease podem impedir a hidrólise da ureia, melhorando a eficiência de vários produtos.

De acordo com a professora Luzia Modolo, uma das funções do INCT é reforçar a soberania nacional por meio do desenvolvimento de produtos brasileiros, diminuindo assim a dependência em relação ao mercado internacional.

Com Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB


Foco do novo INCT é o desenvolvimento de fertilizantes nitrogenados
Imagem: Sketchepedia no Freepik

Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/novo-inct-pesquisa-inibidores-de-urease-de-interesse-agronomico-e-medicinal

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801