Institucional
Notícias

Homenagem e sentimento de realização marcaram encerramento das atividades de 2023 no Sistema CFQ/CRQs

Em uma cerimônia institucional realizada em Brasília, o Sistema CFQ/CRQs promoveu a solenidade de encerramento de suas atividades e começou a se despedir de 2023. O encontro ocorreu no Clube Naval, em Brasília, e reuniu representantes dos 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs), bem como conselheiros federais, colaboradores do Conselho Federal de Química (CFQ) e convidados, representantes de instituições parceiras do Sistema CFQ/CRQs em várias iniciativas.

As boas-vindas aos participantes ficaram por conta do presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho. Ele destacou as principais iniciativas do Sistema CFQ/CRQs ao longo do ano e agradeceu seus pares pela confiança depositada nele, em referência à condução de sua gestão a um novo mandato no triênio 2024-2027.

“Terei a honra de prosseguir com esse trabalho para o próximo triênio, algo que me orgulha demais. Deixo aqui, mais uma vez, registrada a minha gratidão pela confiança que o Sistema CFQ/CRQs deposita em meu nome. Entendo, mais que tudo, que a aclamação que tivemos representa expectativas não em mim pessoalmente, mas no trabalho que viemos desempenhando. Sempre deixei claro o rumo que prevejo para o Sistema CFQ/CRQs e a maneira de alcançá-lo. O apoio de vocês, amigos, indica que esse não é um sonho que cultivamos sozinhos – mas sim um projeto coletivo que confiaram a nós conduzir”, afirmou Oliveira Filho.

O presidente do CFQ lançou as diretrizes para o ano que virá e preveniu o público interno das expectativas para a futura gestão.

“Em 2024 uma nova gestão se iniciará. Aos senhores e senhoras, peço que se preparem. Vamos aprofundar tudo aquilo que viemos fazendo e que traz resultados, sem deixar de lado novas iniciativas para nos conduzir a uma nova realidade, mais próxima daquilo que desejamos para a Química e seus profissionais”, concluiu.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega da Comenda do Mérito Químico, na primeira edição da láurea, criada especialmente para homenagear “àquele que, de forma relevante, se destacou em prol do desenvolvimento da Química, em virtude de uma profícua atuação Social, Técnica, Tecnológica, Científica, Industrial, Cultural ou Legal”, segundo referido na Resolução Normativa 308, que estabeleceu os critérios para a distinção.

O homenageado foi o professor Fernando Galembeck, profissional da Química e acadêmico da Unicamp, onde já ocupou as posições de coordenador de pós-graduação, membro do conselho universitário, da congregação, diretor do instituto de Química e vice-reitor, entre várias outras. O conselheiro federal Wilson Botter, ex-aluno do professor Galembeck, foi o responsável por fazer um discurso em homenagem ao mestre.

“Seu currículo Lattes, que transformado em PDF possui 60 laudas, registra 283 artigos em periódicos nacionais e internacionais. Além disso, são 20 capítulos de livros e quatro livros publicados. Isso sem enumerarmos os trabalhos completos e os resumos publicados em anais de congressos, os textos de divulgação científica, as inúmeras participações em congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos, que somados passam do milhar”, afirmou Botter, para em seguida trazer seu relato pessoal:

“O professor Fernando falava de conteúdos de Química que não estavam nos livros didáticos. As provas eram desafios intelectuais e não jogos de memória. A Química passou a encantar, nas palavras do professor. Eu ia para a sala de aula por prazer, ávido para conhecer as aplicações”, rememorou o conselheiro federal.

O homenageado agradeceu a honraria e fez um apelo para que o Sistema siga engajado na defesa da Química.

“E eu apelo ao Sistema CFQ/CRQs, que ajudem a colocar o Brasil numa trilha de aproveitamento dessa nova situação, da qual nós podemos trazer benefício enorme. Então, hoje a Química aprende a respeitar o planeta e seus habitantes e é uma poderosa ferramenta de construção da sustentabilidade. A Química está mudando paradigmas”, afirmou Galembeck.

Já o primeiro vice-presidente do CFQ, Fuad Haddad, deu um toque especial à solenidade, convidando os presentes a se atentarem ao verdadeiro significado das festas de fim de ano – de paz, união e congregação.

“Procure fechar os olhos para os defeitos alheios e abri-los para as características boas. Garanto que esta atitude vai lhe ajudar a começar belas, generosas e valorosas amizades. E tenha sempre em mente que a nossa estação está próxima, mas enquanto não desembarcarmos, ainda teremos tempo para nos tornarmos um pouco melhores do que somos. E mesmo que ninguém esteja à nossa espera, talvez tenhamos tomado a viagem de outros melhor pelo simples fato de termos passado pelas suas vidas”.

Entre os participantes do evento, o clima era de agradecimento por um ano em que o Sistema CFQ/CRQs viu suas atividades impactarem positivamente muitas pessoas e semearem um futuro de acordo com o que foi traçado: fazer da Química e de seus profissionais vetores para o desenvolvimento sustentável do Brasil. A presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – Paraíba) e coordenadora do Colégio de Presidentes (COPRESI), Raquel Lima, sintetiza o sentimento dos profissionais da Química ao fim  de 2023.

“E para fechar com chave de ouro 2023, que todas as pessoas conheçam e saibam a importância da Química, porque ela está em todos os lugares, desde o ar que a gente respira, até tudo aquilo que nos rodeia. Tudo isso tem a química, e nós esperamos por vocês em 2024”.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/homenagem-e-sentimento-de-realizacao-marcaram-encerramento-das-atividades-de-2023-no-sistema-cfq-crqs/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801