Institucional
Notícias

Como parte das comemorações dos 80 anos do DQ-UFMG, a exposição “Memórias da Química” com relíquias do passado do DQ foi até o dia 04/12/2023!

O desenvolvimento Científico e Tecnológico resulta do aprimoramento da observação, curiosidade e capacidade humana de desenvolver métodos e equipamentos que lhe permitam compreender o Universo à sua volta, desde os tempos ancestrais.

Uma retrospectiva dos instrumentos e equipamentos utilizados ao longo desses 80 anos de história do DQ é crucial para compreender a evolução tecnológica e cientifica pelo que passou o mundo. Aqui, nesta Exposição, resgatamos instrumentos usados nos primórdios da criação do Curso de Química da UFMG. Buscamos, além de breves descrições de suas aplicações, deixar registradas suas relevâncias em seus usos no Ensino e Pesquisa em Química.

Ressalta-se a incrível versatilidade dos materiais usados, em especial o vidro. Suas propriedades vão além de sua beleza: admitem as mais ousadas criações de modo a atender às peculiaridades da vida cotidiana, da Artes e das Ciências.

Esperamos que esta Exposição contribua para a inspiração de nossos jovens! Só seu engajamento e dedicação aos estudos promoverão o Desenvolvimento Científico de nosso país.

Desejamos que essa exposição seja um ponto de partida para a construção de um Centro de Memória no Departamento de Química que possa envolver, compartilhar e divulgar à comunidade a história do DQ sendo um ponto de reflexão e fazer histórico.

Agradecimentos:


Queremos agradecer a todos que contribuíram para que essa exposição pudesse ser realizada em especial aos alunos Hélio Milito Martins de Amorin Neto e Maria Eduarda Queiroz Silva (PIBIC Júnior). Externamos nossos agradecimentos ainda a Isadora Almeida Barbosa e aos professores Ana Maria Soares, Isabel Pereira Fortes, Amanda Silva de Miranda, e aos TAEs Renato Silvio Siqueira, Edson Pereira da Silva, Sérgio Ferreira da Silva, Márcia Cavalcanti Moreira, Welinton Pereira Rosa, Wladmir Teodoro da Silva e a toda a equipe da Divisão de Acolhimento e Socialização do Departamento de Química (Diogo Romanato, Isabela Lima, Jéssika Thayane, Marina Caneschi, Victoria Amador e Werônica Furtado).

Fonte: https://www.qui.ufmg.br/como-parte-das-comemoracoes-dos-80-anos-do-dq-ufmg-a-exposicao-memorias-da-quimica-com-reliquias-do-passado-do-dq-vai-ate-o-dia-04-12-2023/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801