Institucional
Notícias

Comitiva do Sistema CFQ/CRQs visita UFRJ e debate questões tecnológicas sobre hidrogênio no RJ

O Sistema CFQ/CRQs realizou em 18 de setembro uma série de agendas no Rio de Janeiro. A comitiva, que reuniu integrantes do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), contou com o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho.

As atividades incluíram uma visita técnica às instalações do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de uma visita de cortesia ao Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III-RJ), onde o grupo foi recebido pelo presidente do CRQ III, Harley Martins.

Na UFRJ, a comitiva foi recebida pela reitora em exercício da universidade, Cássia Turci, onde se discutiram questões relativas ao ensino de Química no ambiente universitário e à importância do fortalecimento dos laços entre os conselhos de classe e os locais de formação dos profissionais.

“Acho que temos projetos em comum, com o fortalecimento dos cursos de Química e a atração dos jovens para essa área de conhecimento. A UFRJ busca fortalecer e estender essa parceria porque temos certeza de que, juntos, somos mais fortes e teremos condições de demonstrar para a sociedade a importância da Química”, aponta Cássia.

Ainda na UFRJ, o grupo do Sistema CFQ/CRQs visitou o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) e realizou uma agenda com o presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), Paulo Emílio Valadão de Miranda. Ele aproveitou a visita para atualizar suas impressões sobre as perspectivas e defendeu que todas as formas de exploração do hidrogênio devem ser consideradas.

Após o encontro com o representante da ABH2, o presidente do CFQ se disse motivado pela visita. Ele acredita que o Brasil ocupa uma posição de vanguarda no desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao hidrogênio e cita como exemplo um protótipo brasileiro de ônibus movido a esse tipo de combustível.

“Nós temos no Brasil o protótipo mais econômico e viável para a utilização com hidrogênio, que é o ônibus. Não vejo isso ser divulgado e acho que precisamos encontrar uma linguagem que leve isso às pessoas. Como vimos aqui, precisamos desmistificar a questão do hidrogênio por cores. Todas as formas de aproveitá-lo são igualmente importantes”, assinala Oliveira Filho.

Integrante do CRIG e coordenadora do Colégio de Presidentes, Raquel Lima, que também preside o Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – Paraíba), entende que a busca pelas instituições de ensino é uma forma importante para divulgar o que tem sido feito no sistema de conselhos da Química.

“Como representante do Colégio de Presidentes entendo que é muito importante investir nessa aproximação com as instituições de ensino, dos profissionais e também dos professores. Essa aproximação de agendas é de grande valia para o Sistema CFQ/CRQs porque nos permite mostrar a esse público todos os projetos que viemos realizando hoje em dia”, afirma Raquel.

Dentro da UFRJ, além da visita ao Instituto de Química, a comitiva do CFQ  promoveu visitas técnicas ao Programa de Engenharia Química do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) e ao Laboratório de Hidrogênio do mesmo instituto. Os visitantes estiveram ainda no Museu de Química Professor Athos da Silveira Ramos.

Terminadas as agendas, o diretor do Instituto de Química, Cláudio Mota, destacou a importância da visita do Sistema CFQ/CRQs.

“Acho muito importante essa conexão. Temos uma parceria muito boa com o CRQ e agora com o CFQ. É importante, para estreitar os laços e ver o que se pode fazer em termos de parcerias, em benefício da sociedade”, afirmou Mota.


Fonte: https://cfq.org.br/noticia/comitiva-do-sistema-cfq-crqs-visita-ufrj-e-debate-questoes-tecnologicas-sobre-hidrogenio-no-rj/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801