Institucional
Notícias

Análise de produtos de degradação em fármacos é tema de palestra na Analitican Latin America

O conselheiro federal Ubiracir Lima foi um dos destaques da Analitica Latin America, o principal evento da indústria química analítica da América Latina.

Com o tema “Evolução técnico-científica e regulatória das análises de produtos de degradação em fármacos e medicamentos: fundamentos da Química Orgânica e Analítica aplicados à pesquisa dessas impurezas”, Ubiracir Lima, que também é integrante da Câmara Técnica de Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), falou durante o 9º Congresso Analitica, que ocorre simultaneamente à Feira.

A proposta da palestra do conselheiro federal, que também representa o Sistema CFQ/CRQs durante o evento, foi demonstrar a importância da Química Analítica e Orgânica nos cuidados ao se fazer misturas de substâncias ou produtos, destacando, também, a parceria entre o Conselho Federal de Química e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA). Juntas, as entidades criaram a campanha “Limpando conceitos, clareando ideias”, que deu origem ao jogo Mistura Explosiva. O objetivo do jogo de tabuleiro é fornecer informações e dicas sobre os riscos de misturas caseiras de produtos de limpeza, popularizadas durante a pandemia de Covid-19.

“Aproveitando esse gancho, trouxemos uma realidade que também existe junto aos fármacos e medicamentos. Ou seja, no momento em que se faz a mistura de substâncias químicas para gerar um fármaco em um processo de síntese ou para gerar um medicamento no processo de desenvolvimento das fórmulas farmacêuticas, algumas reações invariavelmente vão ocorrer ao longo do prazo de validade gerando impurezas chamadas de Produtos de Degradação – PD. E a visão da Química Analítica e da Orgânica vai dar muito mais precisão para se detectar e verificar alguns riscos ou toxicidades daquelas impurezas que podem surgir ao longo desse processo”, explicou Lima.

Na opinião do conselheiro, a Química tem evoluído e é importante que os profissionais da área acompanhem esse movimento, além de terem conhecimentos acerca da Ciência como um todo. “Existe uma importância de se trabalhar com as combinações de substâncias químicas, porque se pode chegar a grandes inovações, mas também a grandes acidentes. Daí a importância de um profissional qualificado, pois se não tiver esse fundamento não tem como saber se aquela combinação é equivocada ou não”, alertou.


Prazo de validade
Em sua palestra, Ubiracir Lima citou um estudo de 1969, em que relata o controle do tempo quanto ao prazo de validade do medicamento, que é o período em que ele não perdeu seu efeito. “Para isso, é preciso evitar reações químicas, como oxidação, e entender que algum componente da embalagem pode gerar uma reação indesejada ou inesperada”, exemplificou.

Segundo ele, “nenhuma decomposição deve resultar em redução da segurança do produto”, por isso a importância do estudo. “Como já afirmava Lavoisier, ‘na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.’ Mas é preciso observar se a nova substância formada durante o prazo de validade é uma impureza nociva ao organismo ou não; ou seja, sem a Química Analítica, não há como garantir a segurança do medicamento”, acrescentou.

Ubiracir citou diversas resoluções quanto ao aspecto legal do estudo, e completou: “tendo noção e fundamentação da Química Analítica e Orgânica, é possível passar por esse processo com segurança”.

Feira
A Analitica Latin America é considerada o principal evento da indústria analítica da América Latina. Realizada em São Paulo (SP), sendo um ponto de encontro mundial da indústria química analítica, além de ser o principal elo entre a indústria e a academia. Realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, a Feira reúne fornecedores, distribuidores, fabricantes e pesquisadores do setor, além de Profissionais da Química.

Simultaneamente, ocorre o 9º Congresso Analitica, em que serão debatidos temas do mercado de alimentos, farmacêutico, controle de combustíveis, energias alternativas e Química Verde. Pelo segundo ano seguido, o Congresso fará parceria com o Encontro Nacional de Química Analitica (ENQA).

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/analise-de-produtos-de-degradacao-em-farmacos-e-tema-de-palestra-na-analitican-latin-america/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801