Institucional
Notícias

ExpoPrag O Sistema CFQ/CRQs está com um estande na feira do evento para levar aos participantes conhecimentos sobre a atuação dos Profissionais da Química e da Autarquia na área. A feira reúne prestadores de serviços, fabricantes e os principais distribuidores de matéria-prima, produtos e equipamentos para o controle de pragas. Os expositores vão apresentar as principais novidades e as tecnologias em produtos e serviços. Em paralelo, também acontece o Congresso ExpoPrag, em que os participantes podem conhecer os maiores players do mercado e as principais novidades e tendências do setor, por meio de cursos, palestras e outras atividades. A atuação das diversas áreas profissionais no controle de pragas e vetores são vitais para a segurança dos ambientes corporativos e residenciais. Clique aqui e confira a programação completa.

Em uma audiência considerada histórica e altamente proveitosa para ambas as partes, representantes do Sistema CFQ/CRQs e do Sistema Confea/Crea estiveram reunidos nesta terça-feira (22/08) na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília. Os representantes do Sistema CFQ/CRQs foram recebidos pela Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CTHI) do Confea e debateram ações conjuntas que permitam aos conselhos prestar serviços ainda melhores à sociedade, aos profissionais e às empresas.

O foco nesta primeira reunião foi buscar as pautas em que ambos sistemas profissionais podem alcançar consensos. O Sistema CFQ/CRQs esteve representado pelo presidente do Conselho Regional de Química da 14ª Região (CRQ XIV – Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), que também coordena o Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), Gilson Mascarenhas, além dos integrantes do Comitê de Atuação Profissional (CAP) conselheiros federais Raquel Fiori (coordenadora), Ana Paula Sayd, Rodrigo Alan de Moura Rodrigues e Rubem Novais Reis.

A pauta da reunião envolveu vários temas, com a troca de expertise entre os dos Sistemas profissionais. Ao final, como encaminhamento, ficou o entendimento de que é preciso aproximar os setores de Assessoria Parlamentar e Relações Institucionais e Governamentais dos conselhos para traçar projetos convergentes em suas agendas legislativas. Outra parceria definida é na busca de uma interlocução conjunta com o Ministério da Educação.

A conselheira federal do Confea e coordenadora da CTHI, Michele Costa, acredita que a primeira reunião com o Sistema CFQ/CRQs foi produtiva – o que deixa boas perspectivas para os próximos encontros.

“Os conselhos tendem a ser de certa forma rivais para defender as suas modalidades, os seus profissionais, mas nessa reunião foi possível entender que quando a gente se une a gente consegue fazer o nosso papel principal que é defender a sociedade. Então dessa reunião acredito que vão surgir frutos para que possamos realmente proteger a sociedade dos maus profissionais e também ter os nossos profissionais garantidos no mercado de trabalho. Nós vamos fazer um trabalho conjunto com as assessorias parlamentares e vamos fazer um trabalho conjunto também com o Ministério da Educação”, afirmou a conselheira Michele, do Confea.

Já a coordenadora do CAP do Sistema CFQ/CRQs, Raquel Fiori, destacou o caráter de ineditismo da reunião e afirmou que a parceria com o Confea sugere um futuro melhor para a população.

“Essa reunião, para o nosso comitê, foi uma surpresa muito agradável. Desde o início do ano de 2022 nós estamos solicitando a reunião com alguns conselhos profissionais, para resolver algumas sobreposições de ações entre os conselhos. Achamos a reunião com o Confea extremamente importante porque tivemos um diálogo aberto e franco. Notamos que o Confea tem a mesma intenção que nós, de fazer um trabalho em conjunto, seja na fiscalização, seja na atuação profissional, e inclusive ir um pouco mais além, que é para fazer uma ação junto ao Ministério da Educação, para tratar do ensino que está sendo colocado no país. Acima de tudo, o interesse não é do profissional e do Conselho Profissional, e sim da sociedade que merece contar com a atuação qualificada e competente dos profissionais devidamente regularizados”, concluiu Raquel.



Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-se-reune-com-sistema-confea-crea-para-tratar-de-acoes-conjuntas-e-parcerias-envolvendo-os-conselhos/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801