Institucional
Notícias

CFQ acompanha discussões sobre a área da Química no CONAMA

O Conselho Federal de Química (CFQ) está atento ao que vem sendo abordado sobre a área da Química no âmbito do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a fim de ajudar tecnicamente nas discussões. É o caso da gestão de substâncias químicas, ponto levantado pelos representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) durante a 139ª Reunião Ordinária do Plenário do CONAMA, ocorrida na quarta-feira (16), em Brasília.

O Conselheiro Federal Jonas Comin esteve na reunião e acompanhou as discussões. “Isso demonstra a importância da contribuição do Conselho Federal de Química para o CONAMA, trazendo considerações de uma autarquia federal composta por profissionais da área. Temos conhecimento técnico e científico para chegar ao consenso das discussões, com a correta utilização dos produtos químicos e a minimização dos possíveis riscos de degradação ao meio ambiente”, afirmou Jonas Comin.

Outro ponto levantado na reunião pelos representantes da Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária (AMAR), foi o atraso do Brasil na implementação de tratados internacionais sobre a gestão de substâncias químicas, destacando que o CONAMA precisa avançar nessas discussões.

A esse respeito, o Conselheiro Jonas lembrou a importância de se unir essas duas questões: ambiental e química. “Precisamos mostrar para a sociedade a importante atuação dos Profissionais da Química na prestação dos serviços de tratamento de água, de efluentes sanitários e industriais, ou ainda no tratamento dos poluentes atmosféricos, por exemplo, a fim de garantir o menor impacto ambiental”.

Comin reforçou ainda a “extinção dos lixões”, mais um ponto abordado na 139ª Reunião Ordinária do CONAMA. “Os Profissionais da Química também têm papel fundamental em toda a cadeia de gerenciamento dos resíduos sólidos, fazendo com que sejam encaminhados aos aterros, sanitários ou industriais, somente os rejeitos, após esgotadas todas as formas de reciclagem”, concluiu.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-acompanha-discussoes-sobre-a-area-da-quimica-no-conama/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801