Institucional
Notícias

Tratamento da água de piscina é destaque no Falas da Química

As piscinas são locais atrativos, proporcionando momentos de lazer e descontração. Além disso, elas também desempenham um papel terapêutico importante para seus frequentadores. No entanto, por trás da aparência convidativa da água, está o desafio de mantê-la livre de impurezas, o que requer cuidados minuciosos para preservar a saúde e o bem-estar dos usuários.

Nessa perspectiva, a mais recente edição do evento virtual “Falas da Química”, realizada nessa terça-feira (25) pelo Conselho Federal de Química (CFQ), trouxe destaque para “A importância dos Profissionais da Química no tratamento da água de piscina”. O objetivo foi debater temas relevantes para os profissionais da área e para a sociedade em geral.

A discussão foi mediada pela conselheira federal Raquel Fiori, que recebeu Renato Evangelista como primeiro convidado da noite. Além de Químico, Evangelista é higienista ocupacional, conselheiro do Conselho Regional de Química da 5ª Região (CRQ V-RS) e especialista em tratamento de águas de piscinas. Ele ressaltou a relevância do trabalho dos Profissionais da Química para garantir águas de piscina seguras e em conformidade com as normas de qualidade, e enfatizou sobre a importância de ter ações integradas com os gestores das piscinas.

“É importante que não só Profissionais da Química, como também gestores e síndicos, entendam o percentual ativo do cloro que está sendo adicionado à água da piscina para o tratamento correto e adequado. Se o Profissional da Química não está presente ou não orienta o operador, ele tem uma informação que a própria embalagem do produto indica. Mas a Química e o balanço químico estão sobre o conhecimento do responsável técnico”, esclareceu.

Renato alertou, ainda, sobre os riscos relacionados à má gestão no tratamento das águas de piscina em períodos sazonais. “Habitualmente, as pessoas não tratam a piscina o ano todo. Deixam para tratar, utilizam de forma salutar, no período de verão. Por isso, é importante que os profissionais que assumem a responsabilidade técnica pelo tratamento da água de piscina, assim como os operadores, tenham a consciência de que o trabalho deve ser muito bem equalizado, para que a água não apresente nenhuma forma de risco”, lembrou.

O conselheiro federal Rodrigo Alan Moura também participou do encontro. Dentro do extenso currículo, ele possui curso técnico em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e atuou como consultor e técnico responsável por dez anos em tratamento e distribuição de águas subterrâneas para consumo humano.

“É fundamental falar da importância do conhecimento da Legislação pelos Profissionais da Química, para que serviços e produtos sejam ofertados para a sociedade com um grau de qualificação, em que os profissionais que executam esses serviços tenham habilitação e registro, além também da questão ético-profissional”, afirmou.

O debate contou ainda com depoimentos valiosos de especialistas que atuam diretamente no tratamento de água em piscinas. Gabriela Martins Maciel, química industrial e responsável técnica por piscinas de uso coletivo, compartilhou sua experiência e falou da importância do trabalho educativo dos responsáveis técnicos para os frequentadores desses espaços.

“O nosso trabalho é muito educativo. Nosso papel é também sensibilizar os gestores, os próprios usuários da piscina, informando que os produtos precisam de um tempo de ação para que a gente consiga atender os parâmetros exigidos pela legislação. Esse é um trabalho que a gente costuma fazer em nossas vistorias”, acrescentou.

Já Bruno Ribeiro de Sousa Santos, engenheiro químico especialista em tratamento de água de piscinas coletivas e residenciais, trouxe sua visão e destacou a relevância do Profissional da Química na garantia da qualidade da água em piscinas.

“O Profissional da Química que vai saber dimensionar, calcular e identificar quais as necessidades daquela piscina, daquela água para que seja feito um acompanhamento, uma observação, uma análise e uma intervenção correta no tratamento”, pontuou.

Com essa edição do “Falas da Química”, o Sistema CFQ/CRQs teve como objetivo promover a atualização dos especialistas, estimulando a excelência no desempenho técnico e a constante preocupação com a saúde pública.

Assista aqui ao evento completo.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/tratamento-da-agua-de-piscina-e-destaque-no-falas-da-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801