Institucional
Notícias

Importância do Profissional da Química no tratamento da água de piscina é tema do “Falas da Química”

No próximo dia 25 de julho (terça-feira), o Sistema CFQ/CRQs promoverá mais uma edição do “Falas da Química”. Com o tema “A importância dos Profissionais da Química no tratamento da água de piscina”, o evento tem como objetivo destacar a relevância desses especialistas no contexto da segurança e saúde dos frequentadores de piscinas de uso coletivo.

A água de piscina é um meio propício para o desenvolvimento de microrganismos e acúmulo de impurezas. Portanto, seu tratamento e monitoramento adequados são essenciais para garantir a qualidade da água e prevenir problemas de saúde dos usuários. Nesse sentido, os Profissionais da Química desempenham um papel fundamental na análise, monitoramento e tratamento da água, garantindo que os parâmetros de qualidade sejam mantidos dentro dos padrões estabelecidos.

Renato Evangelista, conselheiro do Conselho Regional de Química da 5ª Região (CRQ V – RS) e presidente da Associação Brasileira de Química do Rio Grande do Sul (ABQ-RS), será o palestrante do evento. Ele ressalta a importância da interação entre os Profissionais da Química e os gestores das piscinas: “É fundamental que os gestores entendam a necessidade do profissional químico para atuar na manutenção da qualidade da água das piscinas. Eles devem compreender as regras de adição de produtos e os controles necessários para garantir a balneabilidade da água sem prejudicar os usuários.”

Além de Evangelista, o evento contará também com a participação do conselheiro federal Rodrigo Moura, de Bruno Ribeiro de Sousa Santos, engenheiro químico e responsável técnico pelo tratamento de água de piscinas residenciais, e Gabriela Martins Maciel, química industrial e responsável técnica por estabelecimentos com piscinas de uso coletivo. Juntos, eles compartilharão suas experiências, discutindo metodologias de análise, tecnologias de tratamento e boas práticas para a manutenção adequada da água em piscinas de uso coletivo. Também serão abordados os desafios enfrentados pelos Profissionais da Química nesse setor, bem como as perspectivas futuras.

O painel será no dia 25 de julho, às 19h, e será transmitido on-line por meio das plataformas oficiais do CFQ, como YouTube e LinkedIn. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de interagir com o palestrante e depoentes, enviando perguntas e comentários, fortalecendo assim o diálogo entre os profissionais da área.

Falas da Química
O “Falas da Química” é uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs que busca promover a atualização profissional, o debate e a valorização dos Profissionais da Química em diferentes áreas de atuação. Ao abordar a importância dos especialistas no tratamento da água de piscina de uso coletivo, o evento contribui para a conscientização sobre a relevância desse trabalho e para a disseminação de informações de qualidade.

Falas da Química: A importância dos Profissionais da Química no tratamento da água de piscina
Quando: Dia 25/07 (terça-feira), às 19h
Onde: transmissão ao vivo nos perfis do CFQ no YouTube e LinkedIn

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/importancia-do-profissional-da-quimica-no-tratamento-da-agua-de-piscina-e-tema-do-falas-da-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801