Institucional
Notícias

Abiquim discute soluções no combate à poluição plástica em evento promovido pelo Governo Federal e PNUMA, em Brasília

Camila Hubner enfatizou a importância do projeto de lei sobre gestão de substâncias químicas

No dia 6 de junho, a Abiquim participou da Conferência “O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica”, evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), juntamente com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e que marcou a celebração do 50º Dia Mundial do Meio Ambiente, em Brasília.


No painel, foram discutidas soluções já em prática no combate à poluição plástica e promoção da circularidade do plástico – e contou com as participações de Ademilson Zamboni (ONG Oceana), Kallel Kopp (MeuCopoEco), Magaly Menezes (Associação Brasileira da Indústria do Plástico - Abiplast), Nanci Darcolete (catadora autônoma), e Ronei Alves da Silva (Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR). Camila Hubner Barcellos Devincentis, gerente de Assuntos Regulatórios, Comissões Setoriais, Sustentabilidade e Inovação da Abiquim, participou do painel e falou sobre a importância de todas as partes interessadas na cadeia trabalharem juntos para o objetivo comum que é o fim da poluição plástica.


Hubner citou a recente participação da Abiquim, em Paris, nas discussões sobre o acordo global no combate à poluição plástica, junto ao governo, sociedade e catadores, no sentido de buscar pontos em comum e sinalizou a anuência da Associação ao acordo, considerando que ele seja prático e implementável, sobretudo baseado nas necessidades e realidade do Brasil. “Defendemos um acordo que promova a circularidade dos plásticos, seja através da inovação e do design, ou seja, repensando o material que esses plásticos são feitos, considerando todo o ciclo de vida dele e, sobretudo a volta dele na cadeia produtiva. E pensando também na produção sustentável e na criação de sistemas de gestão de resíduos, sempre levando em conta todos aqueles que estarão nesta cadeia; a presença das cooperativas e dos catadores, inclusive, como parte fundamental dentro desse processo.”


A gerente da Abiquim enfatizou ainda, como caráter urgente, a aprovação do Projeto de Lei 6120/2019 que envolve a criação de um sistema gestão de substâncias químicas, usadas não somente para a produção de plásticos, mas todas as utilizadas de uso industrial. O texto, já aprovado na Câmara do Deputados, segue agora para o Senado para que possa se tornar uma realidade. “Temos um arcabouço robusto de substâncias químicas. Uma vez aprovado este PL, vamos inventariar quais as substâncias químicas de uso industrial que são comercializadas no Brasil, avaliar os riscos dessas substâncias e compor medidas de gestão e controle de riscos em prol do meio ambiente, a exemplo de muitos outros países, entre eles EUA, Canadá e Austrália”.


O encontro contou também com a presença de Marina Silva, ministra do MMA; Adalberto Maluf, secretário nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA; Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC; ministra Maria Angélica Ikeda, diretora do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE); Luciene de Aguiar Dias, diretora substituta do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador; Henrique Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital representando a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; Herman Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Leila Barros, senadora; Gustau Mañez, representante do PNUMA; Silvia Rucks, coordenadora residente da ONU no Brasil; Luis Alberto Figueiredo, embaixador. A moderação ficou a cargo da jornalista do Valor Econômico, Daniela Chiaretti.


Para ver o evento na íntegra, clique aqui???????

Fonte: https://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/10808

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801