Institucional
Notícias

Professores da UFOP participam de evento nacional do setor mínero-metalúrgico

A queda no número de ingressantes nos cursos de Engenharia, principalmente naqueles relacionados ao setor mínero-metalúrgico, é uma realidade que passou a preocupar as universidades e a indústria nacional.

Buscando entender esse problema, os professores Geraldo Faria e Rodrigo Porcaro, ambos da Escola de Minas da UFOP, propuseram um debate no ABM Week 2023, considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.

A plenária "Desafios na Formação e Retenção de Engenheiros para o Setor Mínero-Metalúrgico" terá os dois professores da UFOP como moderadores. Na oportunidade será discutido, por exemplo, o que tem provocado a falta de interesse dos jovens estudantes pelo setor, como outros países enfrentam esse problema e quais as soluções possíveis para reverter esse quadro. Trata-se de um debate relevante para se estabelecer estratégias para a indústria e, portanto, para a transformação do Brasil.

Na conversa, será apresentado um estudo conjunto do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Demet/UFOP) e do Colegiado do Curso de Engenharia Metalúrgica (Cemet/UFOP) a respeito do panorama nacional de formação de engenheiros para o setor mínero-metalúrgico nos últimos dez anos, baseado em dados quantitativos oficiais. Também estarão envolvidos na discussão representantes de algumas das principais empresas e universidades do Brasil.

A plenária ocorrerá no segundo dia do ABM Week, evento da  Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), que será realizado entre 1º e 3 de agosto de 2023, em São Paulo. No último dia, a mesma temática será abordada no Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica. As discussões da plenária serão levadas aos estudantes e um debate será promovido entre alunos de diferentes regiões do país.

Acesse este link para mais informações.

Fonte: https://www.ufop.br/noticias/pesquisa-e-inovacao/professores-da-ufop-participam-de-evento-nacional-do-setor-minero

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801