Institucional
Notícias

CFQ e SENAI buscam parceria estratégica para aprimorar cursos de Química

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Conselho Federal de Química (CFQ) estiveram em reunião, recentemente, com o objetivo de estudar possibilidades de parcerias estratégicas para fortalecer a área da Química e elevar a qualidade dos cursos oferecidos. Essa colaboração tem como propósito aprimorar a formação de profissionais nesse campo essencial para o desenvolvimento científico e industrial do país.

A parceria abrange uma ampla gama de ações, incluindo o compartilhamento de informações sobre os cursos de Química disponibilizados pelo SENAI, bem como o interesse na utilização do Jogo Mistura Explosiva, além da participação ativa do CFQ nas avaliações periódicas desses programas educacionais. A partir de 2024, o CFQ assumirá a responsabilidade de indicar profissionais qualificados para participar das avaliações dos cursos, evidenciando o compromisso mútuo em garantir a excelência na formação dos estudantes e a constante atualização dos currículos.

Durante a reunião, estiveram presentes Gilson Mascarenhas, presidente do Conselho Regional de Química da 14ª Região (CRQ XIV – AM, AC, RO, RR) e coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG); Maria de Fátima Lippo Accioli, conselheira federal; Raquel Lima, presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – PB) e coordenadora do Comitê Permanente de Relações Institucionais (Copresi); Hans Viertler, presidente do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV – SP), Antônio Lannes, assessor de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ; e Jordana Saldanha, chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ.

O diretor do SENAI ressaltou a importância de desenvolver cursos alinhados com as demandas da sociedade. Nesse contexto, o instituto demonstra receptividade às necessidades dos estados, acolhendo sugestões e contribuições das representações regionais do Sistema CFQ/CRQs. Essa estreita colaboração permitirá uma maior adequação da formação oferecida às exigências do mercado de trabalho, capacitando profissionais mais qualificados e competitivos.

Com a união de esforços, o SENAI e o CFQ reafirmam seu compromisso com a excelência educacional e o avanço da Química no país, estabelecendo uma sólida conexão entre as demandas do setor produtivo e as competências adquiridas pelos estudantes.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-e-senai-buscam-parceria-estrategica-para-aprimorar-cursos-de-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801