Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs apoia lançamento de Frente Parlamentar no Legislativo paulista sobre Indústria Química e farmacêutica

O Sistema CFQ/CRQs esteve representado no lançamento da Frente Parlamentar em apoio à Indústria Química e Farmacêutica de São Paulo, onde a indústria química representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A cerimônia de lançamento ocorreu na segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa, e contou com a participação de autoridades locais e nacionais.

Durante o lançamento, o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Luiz Fernando Teixeira (PT), destacou a presença dos Conselhos Federal e Regional de Química no evento. “Agradecemos ao Conselho Regional de Química da 4ª Região que se colocou à disposição da Frente Parlamentar para contribuir nos debates e nos trabalhos”, afirmou o deputado ao se dirigir ao presidente do CRQ IV-SP, Hans Viertler.

O coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do CFQ, Gilson Mascarenhas, que também é presidente do Conselho Regional de Química da 14ª Região (CRQ XIV – AM, AC, RO, RR), esteve na cerimônia e acompanhou o que foi dito sobre o contexto da área em São Paulo.

“Foi destacado nas falas a necessidade de ações para diminuir as burocracias para com a indústria Química no estado de São Paulo. Destacou-se, também, a ausência por anos, de novos investimentos da indústria Química no estado, além da pandemia que demonstrou a falta de insumos para atender às necessidades do país, ficando refém da indústria Química de outros países”, observou Mascarenhas.

Indústria Química
O deputado Luiz Fernando Teixeira ressaltou a importância da indústria química para o desenvolvimento do país e alertou para a evasão de indústrias que está ocorrendo, tanto na área da Química quanto na área farmacêutica de São Paulo para outros estados – ou até mesmo para fora do Brasil. “A indústria química gera empregos de qualidade. Além do desenvolvimento, ela gera arrecadação. Precisamos encontrar caminhos para atrair essas empresas e desburocratizar sua atuação em solo brasileiro.”

Participando remotamente, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também confirmou o apoio da pasta nos trabalhos da Frente Parlamentar para fortalecer e alavancar o setor. “Um novo tempo está começando na indústria brasileira. Estamos promovendo uma neoindustrialização amparada pelos eixos da sustentabilidade, da desburocratização, da inovação, da descarbonização e forte impulso ao comércio exterior. Também estamos removendo os gargalos para ampliar a competitividade brasileira, e a reforma tributária será fundamental nesse sentido.”

André Passos, presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), fez um panorama de como está esse cenário no país e como o Brasil está em relação ao resto do mundo. Ele também fez um alerta para que as autoridades brasileiras fiquem atentas às mudanças que circundam os conflitos geopolíticos e que acabam afetando o mercado interno.

“Em relação à Europa, nós chegamos a produzir no Brasil emitindo menos gases de efeito estufa em cerca de 50%. Fazemos o nosso dever de casa em muitos aspectos. Somos líderes mundiais no uso de insumos sustentáveis. Precisamos mostrar para o mundo que a gente tem que ser competitivo em outro padrão regulatório”, exemplificou Passos a respeito dos impactos no meio ambiente.

Participações

Também estiveram no evento os conselheiros federais Ubiracir Lima e Wagner Contrera; o representante do Serviço de Fiscalização do CRQ IV-SP, Marco Antônio da Silva; o assessor de Relações Institucionais do CRQ IV-SP, José Lupércio Zerbinatti; e o membro técnico da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais (ASRIG) do Conselho Federal de Química (CFQ), Antonio Lannes.

Outras instituições também estiveram representadas na cerimônia de lançamento, como o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Química (IdQ), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Governo do estado de São Paulo, entre outras. Ainda se pronunciaram os deputados estaduais Rômulo Fernandes (PT) e Teonilio Barba (PT). O presidente da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) no Congresso Nacional, deputado federal Afonso Motta (PDT-RS), também participou remotamente do evento.

Assista à transmissão na íntegra???????

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-apoia-lancamento-de-frente-parlamentar-no-legislativo-paulista-sobre-industria-quimica-e-farmaceutica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801