Institucional
Notícias

Discurso do presidente: “Os profissionais da Química têm oferecido muito ao Brasil e todos temos grandes realizações a comemorar”

DISCURSO DO PRESIDENTE JOSÉ DE RIBAMAR NA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO PRÊMIO TALENTOS CFQ

Estimados membros da Diretoria, Conselheiros Federais, Presidentes dos Conselhos Regionais de Química, Colaboradores do CFQ, senhoras e senhores, presidentes e representantes de instituições convidadas. Saúdo a todos nesta noite e envio meus especiais cumprimentos aos agraciados com o Prêmio Talentos CFQ 2023 que teve neste ano o tema: “Qualidade na Área da Química”. É uma grande honra contar com a presença de vocês nesta noite.

Obrigado pela confiança, por se disporem a trazer à luz os seus melhores trabalhos e nos ajudarem a promover o que é mais importante para o Sistema CFQ/CRQs: a excelência das atividades de nossos profissionais da Química e das empresas do setor.

Esta semana em que comemoramos o Dia do Profissional da Química, é o momento mais propício do ano para que possamos promover a reflexão sobre a nossa importância para a sociedade.

O dia do Químico, comemorado em 18 de junho, tem como marco fundador a promulgação da LEI MATER DOS QUÍMICOS, a Lei 2.800, de 1956. É exatamente esta lei que criou o Conselho Federal de Química e os Conselhos Regionais de Química, elevando os profissionais da Química e a nossa atividade em si a um outro nível de visibilidade e relevância.

Neste momento em que o Sistema CFQ/CRQs completa 67 anos de História, vemos com orgulho essa consolidação. Os profissionais da Química e as empresas do segmento são respeitados pela sociedade e a nossa gestão diante do CFQ, em um esforço de mudança e reconstrução de nossas relações internas e para com o público geral, teve um importante papel nisso. São conquistas que muito nos orgulham. As comemorações da Semana do Profissional da Química, no qual este evento de hoje à noite se insere, são a cada ano uma projeção do espaço que desejamos.

Estamos tendo uma semana de painéis virtuais, transmitidos pelas plataformas do CFQ, em que palestrantes de diversos setores falam sobre o nosso tema central neste ano: A QUALIDADE. As comemorações se estendem pelos Conselhos Regionais de Química, que promovem em todas as unidades da federação eventos em alusão ao Dia do Profissional da Química.

Outra iniciativa neste ano, talvez a mais importante, é a criação da nossa Central de Informações da Química (CIQ), um espaço virtual – um HUB – de Combate à Desinformação que reúne ações e parceiros que prezam pela verdade e pelo combate à informação enviesada e que induz a população a erro no que se refere a produtos e serviços da Química e da ciência de modo geral.

A Central de Informações da Química, que carinhosamente chamados de CIQ –  é uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs em parceria com associações, fundações, confederações, agências reguladoras, indústrias, profissionais do setor, imprensa, universidades e diversas entidades. Nasceu como ideia em 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19. De lá para cá, o combate à desinformação virou um objetivo dentro do Sistema CFQ/CRQs.

Nesse período, o Sistema CFQ/CRQs identificou a possibilidade de contribuir de maneira continuada com a sociedade. É que estamos realizando neste momento por meio da Central de Informações da Química.

Esse combate vem sendo feito fortemente ao lado da ABIPLA e agora ganha o importante reforço da ABIQUIM e de outros parceiros que serão nominados durante esse evento.

Sem me alongar demais, como os senhores e senhoras podem ver, os profissionais da Química têm oferecido muito ao Brasil e todos temos grandes realizações a comemorar. Parabenizo a todos os profissionais, que estão nessa jornada de conhecimento. E como símbolo de nossas vitórias e do nosso orgulho em fazer a diferença por meio da Química, estamos festejando os vencedores do Prêmio Talentos CFQ, que serão conhecidos em instantes.

Muito obrigado!

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/discurso-do-presidente-os-profissionais-da-quimica-tem-oferecido-muito-ao-brasil-e-todos-temos-grandes-realizacoes-a-comemorar/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801