Institucional
Notícias

Painel sobre logística de produtos perigosos encerra Semana do Profissional da Química

O painel “Logística de Produtos Perigosos”, realizado na sexta-feira (23), encerrou a Semana do Profissional da Química (SPQ), promovida pelo Sistema CFQ/CRQs em comemoração ao Dia Nacional do Químico. Mediado pela conselheira federal do CFQ Tereza Neuma, o painel contou com a participação de Gloria Benazzi.

A painelista é conselheira do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV-SP) e assessora técnica de logística e meio ambiente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (ASSOCIQUIM) e de Transporte de Produtos Perigosos do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (SINPROQUIM).

Esse tema foi escolhido para compor a SPQ por desempenhar um importante papel no desenvolvimento econômico do Brasil, sendo indispensável o trabalho do Profissional da Química para planejar e supervisionar os processos logísticos de produtos perigosos.

Isto porque, independentemente da logística escolhida, o risco de sinistro é inerente ao processo de transporte. E quando acontecem com produtos perigosos, como substâncias inflamáveis, tóxicas, corrosivas ou explosivas, os impactos para a sociedade e para o meio ambiente podem ser devastadores. Para situar os espectadores sobre o assunto, Gloria fez um panorama sobre atualizações de legislação e normas técnicas que regem a atuação das empresas e profissionais dessa área.

“Para transportar esse tipo de produto, o motorista é obrigado a ter um curso de movimentação de produtos perigosos e se reciclar a cada cinco anos”, exemplificou Benazzi, sem deixar de mencionar a responsabilidade de todos os envolvidos em casos de sinistros. Ao final da apresentação, Tereza e Gloria continuaram o debate e tiraram dúvidas dos espectadores.

Assista à transmissão do último painel na íntegra.???????

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/painel-sobre-logistica-de-produtos-perigosos-encerra-semana-do-profissional-da-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801