Institucional
Notícias

Solenidade em Brasília marca lançamento da Central de Informações da Química, o hub de combate à desinformação

Em uma cerimônia em Brasília, na quinta-feira (22/6) foi oficialmente lançada a Central de Informações da Química (CIQ) – o hub de combate à desinformação, um espaço virtual que reúne ações e congrega parceiros interessados em levar à sociedade informações confiáveis.

Na solenidade, que foi realizada durante a entrega dos troféus e certificados aos agraciados no Prêmio Talentos CFQ, o tema do combate à desinformação foi a tônica das manifestações. O presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho, destacou que é preciso combater informações que induzem a população a erro.

“Outra iniciativa em comemoração ao Dia do Químico, talvez a mais importante este ano, é a criação da nossa Central de Informações da Química (CIQ), um espaço virtual de Combate à Desinformação que reúne ações e parceiros que prezam pela verdade e pelo combate à informação enviesada e que induz a população a erro no que se refere a produtos e serviços da Química e da ciência de modo geral”, disse.

O site da CIQ entrou no ar na tarde do dia 22/6 e está acessível no link (ciq.cfq.org.br) e o projeto envolve uma série de parceiros e se baseia na participação de entidades, jornalistas e da própria sociedade. Um dos parceiros é a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e o presidente-executivo da entidade, André Passos, se fez presente na solenidade. Ele destacou que a Química como um todo ganhou papel de destaque durante a pandemia – mas acrescentou que esse movimento de visibilidade do segmento tem de ser permanente. Passos apontou ainda que os números do setor no primeiro quadrimestre de 2023 foram preocupantes e expõem as dificuldades competitivas para a indústria química no Brasil.

“É uma parceria importante essa que mantemos junto ao hub de combate a desinformação. Prefiro dizer que é um hub que promove a verdade. No princípio da pandemia, conseguimos incluir as atividades da Química no decreto que regulou quais eram as entidades essenciais e que não poderiam parar. E não é porque nós deixamos para trás esse período da pandemia que deixamos de ver a Química como essencial. No entanto, a gente vê correr informações que não corroboram com essa ideia. A iniciativa do hub é fundamental para consolidar essa verdade”, afirma Passos.


Outra parceira da CIQ, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), também esteve representada na solenidade, pela sua presidente, Juliana Marra. Ela destacou que a ABIPLA e o Sistema CFQ/CRQs já possuíam outras parcerias no combate à desinformação, como o projeto Mistura Explosiva, que combate misturas caseiras e outros usos de produtos de limpeza feitos sem a supervisão de um profissional da Química, expondo a população a riscos e retirando a eficácia de saneantes utilizados fora das especificações do fabricante.

“Na pandemia , vimos uma chuva de ideias bastante esdrúxulas, como por exemplo que as pessoas ingerissem água sanitária. Isso dito por pessoas que tinham grande visibilidade. Além disso, no nosso setor dos produtos de limpeza, tínhamos outras questões e acabamos fazendo disso algo mais didático – o que resultou nessa parceria em torno do Mistura Explosiva. No que tange a desinformação, temos a missão de contribuir com o máximo de informações possíveis. Os associados da ABIPLA estão muito entusiasmados com essa parceria”, afirmou.

A chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha, fez uma breve exposição aos presentes sobre o hub de combate à desinformação em que reforça a expectativa de que a sociedade se engaje e encaminha via site suas dúvidas e, especialmente, eventuais fake news envolvendo a Química que esteja circulando nos espaços virtuais.

“A CIQ vai funcionar como receptáculo desse combate à desinformação. A sociedade poderá entrar no site e enviar essas denúncias para nós. À medida que nós formos recebendo essas informações, nós vamos contactando nossos parceiros. O CFQ fará essa conexão e, claro, os Conselhos Regionais estarão conosco em todas essas ações, como tem acontecido até o momento”, afirmou Jordana.


Projeto

A Central de Informações da Química é uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs em parceria com associações, fundações, confederações, agências reguladoras, indústrias, profissionais do setor, imprensa, universidades, entidades que dialogam com o Sistema e sociedade. Foi pensado ainda em 2020, quando teve início a pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.

A partir de denúncias feitas por Profissionais da Química e pela sociedade, o Hub começou como uma forma de combater a desinformação que surgia em meio à doença que vitimou quase 700 mil pessoas só no Brasil. Por meio de uma informação equivocada de uma pessoa que não era da área da Química, em que afirmava que o álcool gel não era eficaz para desinfetar superfícies contaminadas pelo vírus, o Sistema CFQ/CRQs enxergou uma oportunidade de combater essa e tantas outras desinformações de forma continuada.

Foi durante a pandemia que surgiram também as conhecidas “misturinhas” caseiras: com a permanência em casa para evitar a disseminação do vírus, muitas pessoas acreditaram que misturar produtos de limpeza traria mais eficiência na desinfecção de mãos, objetos e superfícies.

Além de ABIPLA e ABIQUIM, na lista de parceiros da iniciativa do Sistema CFQ/CRQs, entram também a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG) e a plataforma de criação e compartilhamento de vídeos curtos TikTok, além de outras associações, fundações, confederações, indústrias, profissionais do setor, imprensa, universidades, entidades que dialogam com o Sistema e sociedade.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/solenidade-em-brasilia-marca-lancamento-da-central-de-informacoes-da-quimica-o-hub-de-combate-a-desinformacao/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801