Institucional
Notícias

Prêmio Talentos CFQ 2023: emoção e valorização dos profissionais da Química na noite de celebração dos vencedores

Em um dos pontos altos das comemorações relativas à Semana do Profissional da Química, o Sistema CFQ/CRQs recebeu na noite desta quinta-feira (22/6) os vencedores do Prêmio Talentos CFQ 2023. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu em Brasília e reuniu conselheiros federais, membros da diretoria do Conselho Federal de Química (CFQ), além de presidentes dos Conselhos Regionais de Química (CRQs), servidores e familiares dos agraciados.

Na abertura do evento, foi exibido um vídeo com depoimento de Nelson Calafate, um dos articuladores da Lei Mater dos Químicos, a 2.800/56, que criou o Sistema CFQ/CRQs em 18 de junho de 1956 e fez com que a data até hoje ficasse eternizada como o “Dia do Químico”. Em seguida, um segundo vídeo foi exibido, este um manifesto em que o Sistema CFQ/CRQs presta homenagem à atuação destacada dos profissionais da Química no combate à pandemia da Covid-19.

Em seu discurso, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, manifestou sua alegria com a consolidação do Prêmio Talentos CFQ.

“Obrigado pela confiança, por se disporem a trazer à luz os seus melhores trabalhos e nos ajudarem a promover o que é mais importante para o Sistema CFQ/CRQs: a excelência das atividades de nossos profissionais da Química e das empresas do setor”, afirmou.

Em seguida, tiveram início as premiações. Os prêmios foram entregues pelos presidentes dos regionais aos quais cada agraciado tem registro.

Marina Viana, vencedora na categoria bacharel em Química/licenciatura em Química, não escondeu a emoção ao subir ao palco.

“Recebo o prêmio com alegria e gratidão, ao CFQ, ao CRQ, a todos pela iniciativa. Ao Centro de Inovação e Tecnologia, a gerência do CIT, obrigado a equipe, ao nosso time. Agradeço ainda à minha família, meus pais e meus filhos”, afirmou.

Na categoria Química Industrial/tecnólogo, o vencedor foi Davi do Socorro Barros Brasil. Ao lado da presidente do CRQ VI (Pará e Amapá), Cristiane Maria Leal Costa, ele fez um discurso em defesa dos profissionais da Química da região Amazônica.

“Esse prêmio é muito importante para nós, químicos da Amazônia. Agradeço por este momento a Nosso Senhor Jesus Cristo e também aos meus familiares, pelo apoio. Deixar registrado também o agradecimento à UFPA, ao CNPQ, Capes e governo do Estado do Pará”, destacou.

Na categoria Engenharia Química, a agraciada foi Suélen Moresco. Bastante emocionada e acompanhada dos familiares, ela destacou o prêmio como símbolo do esforço dos profissionais para produzirem resultados cada vez maiores para a sociedade.

“Muito feliz e emocionada com essa premiação, são muitos anos de estudo e dedicação. Quero parabenizar o CFQ pelo reconhecimento aos profissionais. Dedico esse prêmio aos meus mestres, na área profissional. E à família, claro. É importante deixar claro que não se faz nada sozinho”, assinalou.

Entre as empresas, o primeiro lugar ficou com a  Ferbru Participações S/A, que esteve representada pela profissional Natália Gonçalves.

“Nós atuamos no agronegócio, esse prêmio reafirma o nosso compromisso com o agricultor brasileiro, com o nosso foco na saúde humana e no meio ambiente”, disse.

Confira aqui a tabela com todos os vencedores:

PROFISSIONAIS:

CATEGORIA BACHAREL EM QUÍMICA/LICENCIATURA EM QUÍMICA

1º Lugar – Marina Marques Viana

2º Lugar – Natália Gonçalves

3º Lugar – Klauss Engelmann

CATEGORIA QUÍMICA INDUSTRIAL/TECNÓLOGO

1º Lugar – Davi do Socorro Barros Brasil

2º Lugar – Michelle de Medeiros Carvalho

3º Lugar – Josenai Penha Porto

CATEGORIA ENGENHARIA QUÍMICA

1º Lugar – Suélen Moresco

2º Lugar – Regiani Maria Leopoldina Martins Sandrini

EMPRESAS:

CATEGORIA EMPRESA DA ÁREA DA QUÍMICA

1º Lugar – Ferbru Participações S/A

2º Lugar – ALS Tribology Brasil Análise de Fluidos Ltda.

3º Lugar – Eaton Ltda.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/premio-talentos-cfq-2023-emocao-e-valorizacao-dos-profissionais-da-quimica-na-noite-de-celebracao-dos-vencedores/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801