Institucional
Notícias

Pesquisador reforça necessidade de aproximação da ciência com sociedade no quarto painel da SPQ

No quarto painel da Semana do Profissional da Química (SPQ), iniciativa do Sistema CFQ/CRQs em celebração ao Dia do Químico, foram abordados os desafios da Ciência e da Química na era digital em meio ao combate à desinformação. Os convidados para falar do assunto, nessa quinta-feira (22), foram o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Luiz Carlos Dias e o analista sênior do TikTok (aplicativo de mídia para a criação e compartilhamento de vídeos curtos) Diego Moreno, que participou remotamente.

O mediador do painel foi o Conselheiro Federal do CFQ Jonas Comin. Também complementou o debate a presidente do Instituto Questão de Ciência (ICQ), Natalia Pasternak. “Promotores de desinformação precisam ser expostos e, dependendo do caso, punidas para que a população como um todo possa ser ‘imunizada’ contra informações falsas aprendendo a reconhecer o tipo de argumento, as falácias, as lógicas e o tipo de retórica utilizado”, contribuiu Pasternak.


Desafios na era digital
Luiz Carlos Dias discorreu sobre a sua atuação no combate à desinformação durante a pandemia de Covid-19. Ele contou que, sem saber ao certo o que estava acontecendo quando se descobriu o vírus, começou a usar as redes sociais para esclarecer os seus familiares e amigos sobre os cuidados com a doença e combater as informações falsas que surgiam.

Não demorou para que começasse a receber convites de universidades e veículos de comunicação para falar sobre o assunto do ponto de vista da Ciência. Hoje, mantém colunas em diversos meios de comunicação combatendo a desinformação na área científica.

Além de contar sua trajetória com o tema, o pesquisador também abordou os principais desafios para preparar uma nova geração de cientistas, pesquisadores, professores, estudantes, acadêmicos e Profissionais da Química nesse enfrentamento.

Para Luiz Carlos, existem muitas falhas de comunicação entre o que os cientistas e pesquisadores fazem ou descobrem e o que chega para o cidadão. “A sociedade se informa pelo que chega nos aplicativos de redes sociais. Nós precisamos fazer com que a Ciência de qualidade que a gente produz dentro das nossas instituições chegue de forma mais palatável, numa linguagem mais simples à população”, defendeu.

Divulgação científica

Diego Moreno também deu contribuições sobre os principais desafios na preparação de uma nova geração de Profissionais da Química para o combate à desinformação. Ele faz parte da equipe de parcerias de conteúdo do TikTok na área de educação, incentivando diariamente empresas e instituições a usarem a plataforma como parte das suas estratégias de conteúdo.

Moreno citou como exemplo a parceria que o Conselho Federal de Química (CFQ) desenvolve desde 2020 com a plataforma para a criação e disseminação de conteúdos relativos à Química. “Com o TikTok, nós nos aproximamos para mostrar que é possível falar de forma muito saudável, científica e até divertida do que se deve e do que não se deve fazer a partir dos vieses da Ciência”.

O CFQ foi a primeira autarquia federal a ingressar na plataforma de criação e compartilhamento de vídeos curtos mais popular do mundo.

Clique aqui e assista à transmissão do evento.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/pesquisador-reforca-necessidade-de-aproximacao-da-ciencia-com-sociedade-no-quarto-painel-da-spq/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801