Institucional
Notícias

Sistema CFQ/CRQs participa do 1º Simpósio do Programa Nacional Olimpíadas de Química

O Sistema CFQ/CRQs, que reúne o Conselho Federal de Química e os 21 Conselhos Regionais, esteve presente no 1º Simpósio do Programa Nacional Olimpíadas de Química, evento virtual voltado para debater a disseminação do conhecimento científico, promovendo um vínculo ainda mais estreito entre comunidade acadêmica, estudantes e professores. O encontro, que teve como tema “Desafios e oportunidades: Química, tecnologia e sustentabilidade”, se deu nessa quinta-feira (22) e contou com a participação do Conselheiro Federal Jonas Comin.

O projeto “Mistura Explosiva: limpando conceitos, clareando ideias”, parceria entre CFQ e Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), foi o tema da palestra de Comin. Em sua fala, o Conselheiro explicou que a ideia do projeto, no formato de um jogo de tabuleiro, surgiu em meio à pandemia de Covid-19, quando houve disseminação de notícias falsas e de misturas incorretas de produtos de limpeza.

“O Conselho Federal de Química assegura, por meio da fiscalização de produtos e serviços, que eles sejam elaborados e executados sob a responsabilidade de um Profissional da Química, garantindo assim a melhoria, a qualidade e a segurança de toda a população. Por isso, aquela mistura de produtos feita em casa para potencializar a limpeza, que parece ‘infalível’, pode trazer riscos e levar à morte”, alertou Jonas.


O jogo Mistura Explosiva funciona com os participantes avançando as casas conforme os pontos do tabuleiro forem indicados pelos dados. No caminho, as cartas vão oferecendo dicas e informações sobre os riscos de misturas domésticas. O jogo possui ainda QR Codes impressos, cuja função é levar conteúdo em vídeo, ampliando o espaço e a variedade de linguagens em que a mensagem é conduzida.

“Na pandemia, as pessoas começaram a fazer muitas misturas caseiras, na intenção de potencializar a limpeza e desinfecção de mãos e superfícies. Mas é preciso dizer que, nas indústrias, existem testes seguros, dentro de laboratórios. Em casa, isso pode gerar um risco enorme”, continuou o Conselheiro.

Ele reforçou a importância de se adquirir produtos regularizados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e com a presença dos Profissionais da Química como responsáveis técnicos. “Com essa parceria, buscamos alertar sobre o consumo de produtos irregulares. Muita gente ainda compra produtos sem procedência, sem identificação, até mesmo em garrafas pet, o que é proibido e não recomendado. Sabemos que há um apelo social, mas esse não é o caminho correto ou mais seguro”, destacou.

Jonas Comin finalizou dando algumas dicas do que fazer e do que não fazer para garantir a qualidade e a segurança na hora de utilizar produtos de limpeza. E reforçou que é preciso sempre estar atento aos rótulos e às instruções de uso de cada produto. “É importante observar a procedência dos produtos e evitar fazer misturas utilizando água sanitária, por exemplo. Algumas misturas podem gerar cloro, cloramina e até gás carbônico”, concluiu.

Semana do Profissional da Química
Durante todo o mês de junho, o Sistema CFQ/CRQs preparou uma programação especial para celebrar o Dia do Químico. O Conselho Federal de Química vai realizar, entre os dias 19 e 23, a Semana do Profissional da Química, com painéis virtuais abordando o tema “Qualidade na área da Química”, sempre às 19h. A transmissão será feita por meio das plataformas do CFQ, no @cfquimica.

Acesse aqui a programação completa do Sistema CFQ/CRQs.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/sistema-cfq-crqs-participa-do-1o-simposio-do-programa-nacional-olimpiadas-de-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801