Institucional
Notícias

Hidrogênio verde: Sistema CFQ/CRQs reforça importância do combate à desinformação sobre papel da Química

O presidente do Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI – ES), Alexandre Vaz Castro, chamou a atenção para a importância de se combater a desinformação sobre o papel da Química nas discussões sobre o hidrogênio verde. A manifestação foi feita na quarta-feira (18) em audiência pública no Senado Federal sobre o tema “O setor de Hidrogênio Verde e o desenvolvimento da tecnologia”.

No evento, ele representou o Sistema CFQ/CRQs enquanto membro do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) e esteve acompanhado do conselheiro federal do CFQ Rafael Almada e da equipe técnica.

“Infelizmente, ainda vivemos uma era de desinformação na qual não se entende o papel da Química nesse contexto. E nós, profissionais da área, somos em torno de 300 mil no Brasil. Imagina com todo esse cenário a possibilidade de expandirmos esse capital humano só nesse tema do hidrogênio nos próximos 20 anos”, evidenciou Alexandre Vaz.

Ele reforçou que é necessário levar esse entendimento para a sociedade, mas de uma maneira que se compreenda e não apenas se combata a desinformação sobre o uso do hidrogênio, dos perigos e da sua segurança. “Precisamos trabalhar esse tema não somente no ambiente acadêmico, mas na educação básica, porque vai facilitar e muito o entendimento pela sociedade do debate que está sendo feito, inclusive e, principalmente, nessa casa legislativa”.

De acordo com o conselheiro federal do CFQ, Rafael Almada, os Profissionais da Química tem um papel estratégico porque conhecem o modo de aplicação do hidrogênio e sabem trabalhar com os elementos químicos. “Na perspectiva de se pensar em inovação e no que tem de vanguarda na área de tecnologia, o Sistema CFQ/CRQs precisa atuar no sentido de entender as empresas de geração de energia [que utilizam o hidrogênio como fonte] e como elas podem também ser da área da Química”.


Hub de Combate à Desinformação
A respeito do assunto, Alexandre Vaz informou que o Sistema CFQ/CRQs está propondo no Congresso Nacional uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Químico, celebrado em 18 de junho. Na ocasião, será apresentado o Hub de Combate à Desinformação, espaço que reunirá ações e parceiros que prezam pela informação verdadeira.

“Nosso objetivo é evitar que assuntos dessa natureza que hoje estão sendo tão bem debatidos aqui possam ser perdidos ou até mesmo termos entraves de desenvolvimento pelo não entendimento da urgência dessa questão. É um evento para evitarmos que, cada vez mais, a Ciência seja tão prejudicada por conta da propagação da desinformação”, afirmou o presidente do CRQ XXI – ES ao fazer o convite aos participantes da audiência pública.

Audiência pública
O evento faz parte do calendário de atividades da Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde (CEHV), criada temporariamente no Senado Federal. Seu objetivo é debater, no prazo de dois anos, políticas públicas sobre hidrogênio verde para fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa e avaliar políticas públicas que fomentem a tecnologia do hidrogênio verde.

“Esse assunto é inerente à Química e uma oportunidade energética para o mundo, de geração de empregos, de renda e de desenvolvimento para o nosso país. Os profissionais da Química, certamente, desenvolverão um trabalho fundamental e estratégico em toda a cadeia da produção do hidrogênio”, concluiu o presidente da CEHV, senador Cid Gomes (PDT-CE).

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/hidrogenio-verde-sistema-cfq-crqs-reforca-importancia-do-combate-a-desinformacao-sobre-papel-da-quimica/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801