Institucional
Notícias

CFQ e CFF se reúnem para debater possível acordo de cooperação

Representantes do Conselho Federal de Química (CFQ) se reuniram com a Diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF), nessa quarta-feira (17), para avaliar a possibilidade de um acordo de cooperação entre as entidades. A proposta é desenvolver trabalhos conjuntos que possam beneficiar tanto Profissionais da Química quanto os da Farmácia.

Antes desse encontro, CFQ e CFF se reuniram outras duas vezes para discutir pontos em comum quanto às profissões. “Foram conversas de muito entendimento, apoio e vontade, tanto técnica quanto política, para que achássemos um denominador em comum, principalmente quando falamos de fiscalização conjunta”, explicou a conselheira Raquel Fiori, presente nas negociações.

Nessa terceira reunião, classificada como positiva por Fiori, a meta também foi debater resoluções normativas comuns para os dois conselhos. “Algumas estavam em conflito, se sobrepondo, principalmente quando falamos sobre áreas privativas”, adiantou.

Raquel destacou que a ideia de encontros como esse é de “harmonizar as competências e a execução das ações que esses conselhos fazem. Essa atuação profissional sofre fiscalização, normatização e regulação bem semelhantes, e os profissionais do CFF têm os mesmos problemas que a gente”, disse.

A partir desses debates, um possível acordo de cooperação entre as entidades será estudado. “O objetivo é trabalharmos juntos para que não tenhamos conflitos, até porque temos um bem comum, que são os serviços prestados à sociedade”, completou Raquel.

O secretário-geral do CFF, Gustavo Pires, reafirmou que muitas atividades das duas categorias possuem semelhanças e que essa aproximação entre os dois conselhos pode trazer um alinhamento necessário e benéfico a ambos os campos profissionais.

“O trabalho desenvolvido pelos profissionais químicos tem muitas semelhanças e proximidade técnica com o realizado pelos farmacêuticos. Temos certeza de que esta aproximação pode render bons frutos tanto para os farmacêuticos como para os químicos”, ressaltou. O próximo encontro entre os conselhos está previsto para julho.

Pelo CFQ, também participaram da reunião o conselheiro federal Rodrigo Moura; o assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Antonio Lannes; o chefe da Assessoria Jurídica, Leandro Coêlho; e a advogada Márcia Mayumi. Pelo CFF, também esteve presente o advogado Fillipe Guimarães.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-e-cff-se-reunem-para-debater-possivel-acordo-de-cooperacao/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801