Institucional
Notícias

Fim da emergência global: CFQ relembra atuação intensa no combate à desinformação durante pandemia

Após 40 meses, o planeta recebeu a esperada notícia do fim da emergência global, decretada em 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em razão da Covid-19.

Durante mais de três anos, foram registrados cerca de 270 milhões de casos e mais de cinco milhões de óbitos em todo o mundo – só no Brasil, foram 37 milhões de infectados e 700 mil vidas perdidas. O Sistema CFQ/CRQs, que reúne o Conselho Federal de Química e os 21 Conselhos Regionais, disponibilizou profissionais e insumos para minimizar os danos nesse período, auxiliando temporariamente na produção de álcool em gel, quando houve desabastecimento do produto, e de forma perene no combate à desinformação.

Ao longo da pandemia, o Sistema CFQ/CRQs esteve à frente de ações educativas e preventivas, especialmente contra as chamadas fake news. Ainda em 2020, no auge de uma doença até então desconhecida, houve intensa disseminação de desinformações acerca da eficácia do álcool em gel para desinfetar mãos e superfícies, além de receitas perigosas misturando saneantes e sanitizantes para potencializar a limpeza de ambientes.

“A pandemia de Covid-19 foi um dos períodos em que mais tivemos registros de desinformações. Muitas pessoas fizeram o isolamento em casa e, na tentativa de prevenir um vírus ainda desconhecido para todos, elas acreditaram em muitas receitas de misturas com produtos de limpeza e outras substâncias. Muitas pessoas, inclusive, se passaram por Profissionais da Química para atestar que a informação era segura, mas não era”, lamenta José de Ribamar de Oliveira Filho, presidente do Conselho Federal de Química.

Nesse período, considerado o mais crítico, o Sistema CFQ/CRQs firmou parceria com diversos órgãos e entidades, a fim de ser porta-voz da boa informação e da Ciência. Entre os parceiros, estavam a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA), Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e a plataforma de vídeos TikTok.

No ano passado, órgãos como Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) intensificaram campanhas contra a desinformação, principalmente perto do período eleitoral. O Conselho Federal de Química intensificou a campanha contra a desinformação acerca de vacinas, álcool gel, misturas caseiras de saneantes e sobre a Química, entre outros. A partir dessa campanha massiva, o Sistema CFQ/CRQs resolveu criar a Central de Informações da Química (CIQ), um Hub de Combate à Desinformação que reúne ações e parceiros que prezam pela verdadeira informação. A previsão é de que a plataforma seja lançada ainda no primeiro semestre deste ano.

“Nossa missão principal é assegurar a Química como uma força motriz de desenvolvimento da nação e proteger a sociedade. O trabalho de combater a desinformação já é feito há muito tempo pelo Sistema CFQ/CRQs, mas a CIQ será uma forma de reunir esses registros e contar com o apoio de nossos parceiros para levar cada vez mais informação de qualidade para a população”, completa Oliveira Filho.

Cuidados perenes
O conselheiro federal do CFQ Rafael Almada participou ativamente das campanhas contra a disseminação de desinformações e auxiliou, enquanto Profissional da Química, na elaboração de produtos seguros para o combate ao vírus.

“Durante a pandemia, o trabalho dos químicos ganhou mais visibilidade. O nosso papel é importante tanto na fabricação de produtos eficientes, como o álcool em gel, quanto para os esclarecimentos no uso desses produtos”, diz.

Ele alerta que, mesmo com o fim da emergência global, os cuidados devem permanecer. Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, manter a caderneta de vacinação atualizada para evitar a forma grave da doença e adquirir produtos autorizados pela ANVISA e atestados por Profissionais da Química estão nessa lista.

“Os produtos que mitigaram os efeitos da pandemia nesses três longos anos tiveram por trás o trabalho intenso de Profissionais da Química. São eles que vão garantir a eficácia e a segurança da população. Mesmo com o fim da pandemia, o vírus vai continuar circulando, não é hora de descuidar”, conclui Almada.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/fim-da-emergencia-global-cfq-relembra-atuacao-intensa-no-combate-a-desinformacao-durante-pandemia/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801