Institucional
Notícias

Novo estudo internacional revela enzima que converte ar em energia

Em pesquisa divulgada na “Nature”, cientistas na Austrália extraíram enzima responsável por utilizar hidrogênio atmosférico de bactéria chamada “Mycobacterium smegmatis”. Eles demonstraram que a enzima “Huc” transforma gás hidrogênio em corrente elétrica

Em um artigo publicado no periódico Nature, pesquisadores do Instituto de Biomedicina da Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, descobriram uma enzima que utiliza o hidrogênio atmosférico para produzir energia. A equipe produziu e analisou a enzima consumidora de hidrogênio a partir de uma bactéria comum do solo, a Mycobacterium smegmatis.

Bactérias capazes de produzir energia utilizando o hidrogênio são comuns na natureza e conhecidas há bastante tempo. Porém, esse é um dos primeiros estudos capazes de identificar uma das enzimas responsáveis por esse processo, nomeada Mycobacterium smegmatis hidrogenase Huc. Cultivando as bactérias em laboratório, os pesquisadores foram capazes de extrair a hidrogenase Huc e mapear sua estrutura molecular. Em seu estado puro, a enzima foi capaz de criar eletricidade em concentrações mínimas de hidrogênio.

De acordo com Henrique Eisi Toma, professor do Instituto de Química (IQ) da USP, o achado ajuda a entender o metabolismo dessas “impressionantes bactérias”. Na opinião do especialista, que não participou do estudo, elas se destacam por utilizarem o gás hidrogênio como fonte de energia. Não por acaso, o hidrogênio é um gás extremamente escasso na atmosfera terrestre. O professor explica que, “em um balão de um metro de volume, com 1.000 litros de gás, a quantidade de hidrogênio equivaleria a um grão de ervilha”.

Outro elemento importante da descoberta é a capacidade dessas bactérias de selecionarem o hidrogênio em detrimento do oxigênio atmosférico. A estrutura da enzima Huc é capaz de “pegar o hidrogênio, retirar sua energia, transformando o hidrogênio em um composto químico e usá-lo para se manter vivo.” O docente também destaca que, além de ser mais escasso que o oxigênio, o hidrogênio é bem menos energético.

Ao capturar o hidrogênio atmosférico, essas bactérias são capazes de utilizá-lo em um processo semelhante à respiração do oxigênio. O professor conta que “a hidrogenase vai ativar todo o mesmo ciclo de biomoléculas, parecido com o que nós temos na cadeia respiratória, seria como dizer que ela respira hidrogênio”.

Conforme os autores do artigo, a Huc é uma “bateria natural” que produz uma corrente elétrica sustentada a partir do ar ou do hidrogênio adicionado. E, embora a pesquisa esteja em estágio inicial, a descoberta tem um potencial considerável para que sejam desenvolvidos pequenos dispositivos movidos a ar, por exemplo, como uma alternativa aos dispositivos movidos a energia solar.

Por fim, o professor Toma também explica que a Huc tem relação com o estudo de outras enzimas bacterianas, em particular a nitrogenase. Essa enzima é capaz de produzir energia a partir do nitrogênio, gerando como subprodutos amônia e hidrogênio. De acordo com ele, o equilíbrio atmosférico depende da capacidade da hidrogenase de capturar o hidrogênio em excesso presente na atmosfera, “ela consome qualquer excesso de hidrogênio que vier da atmosfera”.

Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/enzima-que-converte-ar-em-energia/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801