Institucional
Notícias

Discurso do presidente: “Conselhos foram criados para proteger e zelar pelo bem-estar da população”

O desconhecimento é a força motriz para medidas que, por vezes, atendem a falsos desejos de impactar aqueles que não compreendem a amplitude e a verdadeira importância de um conselho profissional.

“Boa tarde a todas e todos!

Antes de tudo, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui com as senhoras e senhores representando os Profissionais da Química no Brasil. Agradeço, especialmente, ao deputado Rogério Correia por liderar o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Profissionais.

O desconhecimento é a força motriz para medidas que, por vezes, atendem a falsos desejos de impactar aqueles que não compreendem a amplitude e a verdadeira importância de um conselho profissional. Antes de mais nada, ilustres parlamentares, gostaria de lhes dizer que os conselhos foram criados para proteger a sociedade e para zelar pelo bem-estar da população.

Se a nossa prioridade é a proteção da sociedade, me parece que a nossa existência tem uma função imprescindível. Para além disso, gosto de pensar também na minha profissão, a de Químico, e a forma como a Química está presente em tudo, intrínseca em diversos momentos das nossas vidas.

Talvez as senhoras e os senhores aqui ainda não tenham parado para analisar que respirar é um ato químico. Desde a roupa que vestimos, a água potável que consumimos, os alimentos, as indústrias, tudo envolve direta ou indiretamente os Profissionais da Química e cabe a nós zelarmos para que os profissionais que desempenhem essas funções estejam legalmente aptos.

É bem verdade que o exercício de cada Profissional da Química tem um impacto enorme na sociedade, um impacto perene, diário e presente em todos os estágios da vida.

Recentemente, após três anos, a Organização Mundial da Saúde decretou o fim da emergência em saúde por Covid-19. Foram mais de 7 milhões de mortes relatadas no mundo, e o número real pode ser em torno de 20 milhões. Imaginem como seria se não existissem a Química e os Profissionais da Química por trás de toda a fabricação de álcool em gel, da água sanitária, do oxigênio hospitalar e da própria vacina, por exemplo.

Os Profissionais da Química foram essenciais durante o combate à Covid-19. Foi pelo trabalho desses profissionais, assim como de muitos outros aqui presentes, que milhares de vidas puderam ser salvas e que hoje temos a felicidade de contemplar o fim da emergência em saúde. Mas embora seja um fim, não podemos baixar a guarda. A Covid-19 ainda é uma realidade, assim como inúmeras doenças que seguimos prevenindo por meio da higienização e do trabalho desses profissionais.

O Conselho Federal de Química e a Profissão de Química foram regulamentados no dia 18 de junho de 1956. Nesses quase 67 anos, inúmeros profissionais foram registrados, fiscalizados, orientados. Inúmeras indústrias receberam visitas de fiscais. Inúmeras regulamentações foram editadas. Tudo isso a serviço da população.

Prezados senhoras e senhores, ao vir aqui neste momento representar o Sistema CFQ/CRQs, acredito na missão que nos dispomos a cumprir: a de sempre lutar por uma profissão melhor e mais digna para a sociedade. Tenho certeza de que todos estamos aqui presentes em busca de fortalecer as nossas categorias, respeitar os nossos fazeres, enaltecer a Ciência e acreditar que uma nação se torna mais forte quando respeitada.

Agradeço novamente o convite para estar aqui e destaco que o Sistema CFQ/CRQs apoiará esta Frente estando à disposição dos parlamentares que, assim como nós, compreendem a função primordial dos Conselhos.

Obrigado a todas e todos.”

Ato de Lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais
9 de maio de 2023 – Auditório Nereu Ramos/ Câmara dos Deputados

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/discurso-do-presidente-conselhos-foram-criados-para-proteger-e-zelar-pelo-bem-estar-da-populacao/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801