Institucional
Notícias

World Clean: conselheiro federal e integrante da Câmara Técnica de Saneantes da Anvisa fala de regulação a fabricantes

Entre as temáticas abordadas na World Clean Paraíba, realizada nos dias 4 e 5 de maio, esteve o trato das questões regulatórias e de fiscalização. Um dos painéis mais importantes do evento nesse aspecto foi a apresentação “Assuntos Regulatórios quanto ao registro e notificação na Anvisa”, proferida por Ubiracir Lima. Ubiracir é membro titular da Câmara Técnica de Saneantes (CATES) na Coordenação de Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária COSAN/ANVISA e conselheiro federal do Conselho Federal de Química (CFQ).

Ubiracir fez uma apresentação sobre o trabalho da CATES, apresentou os critérios de composição e o tipo de temática abordada. Ele recomendou aos fabricantes que se atenham às publicações mais importantes, como a Biblioteca de Saneantes, publicada pela ANVISA.

“A ANVISA atua no registro e na notificação desses produtos, antes de sua comercialização, observando os critérios de qualidade para garantir sua eficácia e segurança. A Biblioteca também é importante porque é uma compilação de toda legislação, resoluções, todas as medidas que têm relação com os saneantes”, apontou.

Ubiracir apresentou ainda os critérios de classificação dos produtos perante a agência reguladora e falou dos motivos mais comuns de cancelamento e que merecem a atenção dos industriais em busca do registro, como rótulos de indicações não permitidas, pH incompatível com a formulação e produtos à base de HF (ácido fluorídrico), HNO3 (ácido nítrico ) e H2SO4 (ácido sulfúrico), entre outros.

“Foram três palestras antes da minha que falaram de produtos à base de silicone, biocidas e outros com ação antimicrobiana. Conseguimos colocar ali que a própria presença do CFQ junto à Câmara Técnica de Saneantes ajuda na análise técnica aplicada desses produtos. Nosso papel é dar subsídio aos especialistas em vigilância sanitária. Vamos levar orientações e buscar tecnicamente qual o papel dessas substâncias químicas quanto a segurança e auxiliar na regulação”, completou Ubiracir.

O balanço do Sistema CFQ/CRQs no evento paraibano

A palestra do conselheiro federal fechou a participação do Sistema CFQ/CRQs no palco principal da World Clean Paraíba. A avaliação dos integrantes é de que a participação foi muito positiva. Foi possível interagir com os profissionais da Química e levar a um público diferente a mensagem da campanha e torno do “Mistura Explosiva”, jogo de tabuleiro que tem como propósito conscientizar a sociedade dos perigos envolvidos na mistura caseira de produtos de limpeza para supostamente potencializá-los.

“Achamos importante atingir um novo público. O Mistura Explosiva já foi apresentado a jornalistas, a profissionais da área de limpeza… Mas, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de passar a mensagem para aqueles que produzem as formulações dos saneantes. Em resumo, o que passamos aqui é que o consumidor deve prestar total atenção às informações contidas no rótulo. Quem produz os saneantes e cosméticos, igualmente precisa estar atento a isso”, concluiu Ubiracir.

A World Clean Paraíba é um evento de difusão de conhecimentos e de oportunidades de negócios voltados para os fabricantes de saneantes e cosméticos do Estado da Paraíba. O encontro, realizado entre os dias 4 e 5 de maio, representa a primeira edição da World Clean no estado nordestino e tem como sede a cidade de Campina Grande.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/world-clean-conselheiro-federal-e-integrante-da-camara-tecnica-de-saneantes-da-anvisa-fala-de-regulacao-a-fabricantes/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801