Institucional
Notícias

World Clean: Mistura Explosiva tem nova ação, desta vez com público composto de Profissionais da Química e fabricantes de saneantes

Em mais uma ação de combate à desinformação e de alerta sobre os riscos das misturas caseiras envolvendo produtos de limpeza e saneantes, a World Clean Paraíba, evento que reúne empresas do setor em Campina Grande (PB), recebeu uma versão do workshop “Limpando Conceitos, Clareando Ideias”.

Criada em 2022, fruto de uma parceria entre o Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), a ação resultou na produção de um jogo de tabuleiro chamado “Mistura Explosiva”, cujo propósito é, de um jeito lúdico e divertido, passar informações sobre o risco dessas misturas caseiras para a saúde das pessoas e para a sociedade.

A chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, Jordana Saldanha, lembrou que a partir do início da pandemia e durante o período de confinamento as pessoas começaram a fazer e se interessar por misturar produtos de limpeza no intuito de ampliar a proteção pessoal e de suas famílias por força do vírus da Covid-19.

“A gente percebeu que os jornalistas falam muito sobre isso, programas de grande prestígio falam sobre isso. Muitas vezes, o argumento é o de uma falsa economia. Assim, decidimos fazer essa ação para levar a boa informação à sociedade”, concluiu Jordana.

Um dos conselheiros federais de Química que atuaram na ação da Paraíba foi Ubiracir Lima. Ele lembrou que uma característica das ações de divulgação do “Mistura Explosiva” é a diversidade de públicos. No primeiro momento, a ação foi voltada para jornalistas; num segundo, em uma atividade no Rio de Janeiro, a plateia contou com influencers e profissionais que atuam com limpeza doméstica – na ponta, como se costuma dizer. Desta vez, porém, o Nordeste recebeu o Mistura Explosiva como ação de conscientização de fabricantes de saneantes e cosméticos.

“Tivemos público distintos nessas ações e, mais que isso, sensações diferentes”, afirmou Ubiracir. Que prosseguiu:

“Isso gerou uma reação diferente no Rio, a troca com os profissionais que utilizam os produtos diretamente foi fantástica. Elas entenderam perfeitamente do que a ação falava. Tenho certeza que aqui, diante dos fabricantes do Nordeste, não será diferente”.

A exemplo do que fizera nas ações anteriores do workshop, Ubiracir se ateve à valorização das informações confiáveis que rebatem o costume de se fazer as misturas caseiras. Uma a uma, ele combateu as práticas mais comuns e explicou cientificamente os riscos envolvidos – se valendo do fato de que muitos profissionais da Química estavam na plateia.

Em seguida, foi a vez do conselheiro federal Jonas Comin levar ao World Clean Paraíba informações sobre a organização e o funcionamento do Sistema CFQ/CRQs e destacar pontos interessantes sobre responsabilidade técnica e o papel dos profissionais da Química na indústria dos saneantes.

“A gente sempre tem Química, no nosso dia a dia. Desde a hora que acorda, até a hora em que vai dormir. Temos também de combater e desmistificar a ideia de que a Química é algo negativo, como produtos cosméticos sem Química ou mesmo roupas produzidas sem Química. Isso não existe porque a Química está em tudo”, destacou Comin.

Uma versão do jogo de tabuleiro em tamanho ampliado, cuja escala de jogo é a humana e o próprio jogador funciona como “peão”, foi levada ao evento paraibano. O tabuleiro é uma sensação nos eventos do Mistura Explosiva e mais uma vez esteve exposto ao público na ação realizada em Campina Grande.



Fonte: https://cfq.org.br/noticia/world-clean-mistura-explosiva-tem-nova-acao-desta-vez-com-publico-composto-de-profissionais-da-quimica-e-fabricantes-de-saneantes/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801