Institucional
Notícias

World Clean: palestrante debate contaminação microbiológica e oferece dicas de conservantes para participantes da indústria

O World Clean Paraíba, que está sendo realizado em Campina Grande (PB) na quinta e sexta-feira (4 e 5 de maio), realizou uma palestra sobre contaminação microbiológica e produtos conservantes, com análise da RDC 528 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que “dispõe sobre a lista de substâncias de ação conservante permitidas para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes e internaliza a Resolução GMC MERCOSUL nº 35/20”.

O palestrante escolhido para abordar o assunto foi Assis Aparecido de Lima, que possui formações em Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia, atuando no mercado de produtos químicos desde 1989.

Ele levou à plateia a importância de ter atenção à regulação, já que atuar dentro das regras do mercado é um caminho para a construção de marcas sólidas.

“A RDC 528 da Anvisa tem de ser o livro de cabeceira, a nossa “bíblia”, tem de estar em todas as fábricas. Temos sempre de saber os parâmetros, sobre o que podemos e o que não podemos fazer na elaboração dos produtos”, afirmou Lima.

O foco da apresentação foi a contaminação microbiológica e do quanto é necessário observar as regras de higiene em todo o processo produtivo.

“Às vezes utilizar uma matéria-prima mais barata pode não ser a melhor escolha, até porque se a percepção do consumidor for ruim, o prejuízo para a marca pode ser muito maior. Ser associado a produtos de baixa qualidade é uma questão séria”, afirmou.

O palestrante afirmou que a Região Nordeste está em rápida evolução, mas que seria importante que a indústria local se unisse para superar alguns gargalos ao desenvolvimento.

“Pessoalmente, acredito que seria importante que a região, que talvez Paraíba e Pernambuco, se unisse para que tivéssemos aqui um escritório de microbiologia compartilhado. Imagino algo que mobilizasse a Federação das Indústrias dos Estados, que se conversasse sobre isso. A análise microbiológica é importantíssima”, afirmou.

Em seguida, ele dialogou com o público sobre as formulações mais usadas no mercado como conservantes, como metilisotiazolinona (MIT), Benzisotiazolinona (BIT) e Bronopol, apresentando vantagens e desvantagens de cada um e dando sugestões sobre os produtos mais adequados para fabricação de saneantes e outros produtos de limpeza, foco da atenção dos participantes do World Clean Paraíba.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/world-clean-palestrante-debate-contaminacao-microbiologica-e-oferece-dicas-de-conservantes-para-participantes-da-industria/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801