Institucional
Notícias

World Clean: na abertura, Sistema CFQ/CRQs reforça papel de defesa da sociedade e parceria em favor do desenvolvimento

Teve início na manhã desta quinta-feira (4) o World Clean Paraíba, um evento realizado em Campina Grande (PB) voltado à indústria de saneantes e cosméticos do estado nordestino, que abarca debates e palestras sobre a Química e temas ligados à fabricação dos produtos de uso doméstico, profissional e hospitalar, entre outros.

Na solenidade de abertura, o Sistema CFQ/CRQs se fez presente com os conselheiros federais de Química Jonas Comin Nunes e Ubiracir Lima e com a presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – Paraíba), Raquel Lima.

A diretora da Innovatech Eventos, Fátima Salazar, fez a acolhida dos participantes. A Innovatech é a realizadora da World Clean Paraíba, evento que já existia em Pernambuco, mas que pela primeira vez tem uma edição paraibana. Fátima é química industrial e empresária no setor e contou da experiência de atuar no Nordeste, sendo que boa parte do mercado está concentrada no Sul e no Sudeste. Um desafio, revela a diretora da Innovatech, é formar os profissionais para atuar no setor.

“Muitas vezes o pessoal que atua no ‘chão de fábrica’ possui capacitação mais baixa. Não precisamos ensinar Química a eles com profundidade, mas sempre podemos transferir conhecimento, com aspectos práticos”, comentou.

Ela disse ainda que a relação com os órgãos reguladores é muito importante – um diálogo benéfico para as empresas e para a sociedade.

“O trabalho de educação e formação é importante, boa relação com órgãos reguladores também é fundamental, pois uma empresa que não está regularizada vê limitado o seu mercado”, concluiu.

A presidente do CRQ XIX, Raquel Lima, discursou em nome do Sistema CFQ/CRQs. Ela falou da importância desse tipo de evento para a Paraíba.

“A ideia de fazer a feira aqui vem de tempos, desde que me tornei presidente do CRQ XIX vinha observando as nossas necessidades. Somos a ponte entre o profissional e a empresa e começamos a ter ideias para melhorar essa interação. Começamos a avaliar e a trazer treinamentos e orientações. O conceito é que boas práticas levam à excelência”, afirmou.

Raquel destacou a necessidade de interação saudável entre órgãos de fiscalização e iniciativa privada.

“Estamos aqui para orientar e ajudar as empresas na busca pela excelência. A vinda de novos parceiros é salutar para o nosso estado, que busca crescer cada vez mais. Temos como muito concreto que a vinda de novos fornecedores do Sul e do Sudeste nos ajuda a produzirmos melhores produtos para a sociedade”, assinalou.

Por fim, a presidente do CRQ XIX falou do Mistura Explosiva, projeto do Sistema CFQ/CRQs e parceiros para alertar a população sobre os riscos da mistura de produtos químicos fora das especificações do fabricante.

“Com o jogo Mistura Explosiva, tentamos combater culturas arraigadas, de misturar produtos sem o devido conhecimento. O CFQ criou então esse jogo, em que a gente desmistifica essas culturas. O mais importante é a gente trazer a informação correta”, concluiu Raquel.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/world-clean-na-abertura-sistema-cfq-crqs-reforca-papel-de-defesa-da-sociedade-e-parceria-em-favor-do-desenvolvimento/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801