Institucional
Notícias

CFQ apresenta à Anvisa campanha de combate à desinformação sobre mistura de produtos de limpeza

O Sistema CFQ/CRQs apresentou, nesta sexta-feira (31), o seu Hub de Combate à Desinformação ao coordenador de Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Webert Gonçalves de Santana. A iniciativa foi apresentada pelos conselheiros federais do CFQ Ubiracir Lima e Jonas Comin, por meio do Comitê de Governança de Orientação e Fiscalização Profissional (CGFISC), na sede da ANVISA, em Brasília (DF).

O Hub de Combate à Desinformação conta com a parceria de associações, fundações, confederações, agências reguladoras, indústrias, profissionais do setor, imprensa, universidades, sociedade e entidades que dialogam com o Sistema CFQ/CRQs. A ANVISA já apoia diversas iniciativas do Conselho Federal de Química (CFQ) e a ideia é ampliar ainda mais essa contribuição.

“Essa é outra forma em que a gente precisa atuar efetivamente todos os dias, porque essas informações equivocadas, que a gente chama de fake news, trazem riscos e malefícios à saúde. São ações que a gente pode dirimir dúvidas de forma rápida, fazendo com que cheguem pelo celular com a mesma velocidade que as informações falsas são propagadas”, afirmou Webert Gonçalves.


Fake news

Desde o início da pandemia de covid-19, o Conselho Federal de Química vem capitaneando ações, em conjunto com outras entidades, para combater a disseminação de informações falsas, principalmente, nas redes sociais. As mais recentes estão relacionadas às misturas dos produtos de limpeza.

Por esse motivo, a Autarquia lançou o Workshop “Limpando conceitos, clareando ideias”, com o objetivo de combater a viralização dos vídeos que incentivam a sociedade a fazer misturas indevidas. A iniciativa foi lançada em 2022, em parceria com a Associação Brasileira de Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA).

Para Webert Gonçalves, esse tipo de desinformação também pode ser combatido por meio da conscientização dos consumidores sobre a rotulagem dos produtos – o que naturalmente passa pela regulação da ANVISA, cujas formulações e componentes contam com a atuação dos Profissionais da Química.

“A gente analisa as formulações que são declaradas pelas empresas e, quando a gente aprova o produto em si, estamos aprovando a formulação e as suas quantidades. O responsável técnico da empresa cuida para que essa formulação apresentada para a Agência e aprovada se mostre eficaz e segura”, explica.


Mistura Explosiva

Por meio do workshop, o Sistema CFQ/CRQs e a ABIPLA oferecem a jornalistas e formadores de opinião informações essenciais sobre os cuidados na apuração de fake news, que envolvem misturas caseiras de produtos de limpeza, prática condenada pela Agência, e cuidados com a veiculação de informações sobre produtos químicos em geral. O evento ocorreu em Brasília e São Paulo e, nesta segunda-feira (3/4), foi promovido no Rio de Janeiro.

Como parte da programação, os participantes conhecerão o jogo de tabuleiro “Mistura Explosiva”. No decorrer da partida, eles recebem informações de forma lúdica sobre os riscos de misturar produtos de limpeza por conta própria; a importância de se utilizar apenas saneantes aprovados pela ANVISA; a necessidade de se atentar aos rótulos; e como a mistura de produtos aparentemente inofensivos pode dar origem a gases com capacidade tóxica.


Fonte: https://cfq.org.br/noticia/cfq-apresenta-a-anvisa-campanha-de-combate-a-desinformacao-sobre-mistura-de-produtos-de-limpeza/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801