Institucional
Notícias

Quimtec: primeira edição de 2023 terá como tema setor sucroenergético

O setor sucroenergético será foco da primeira edição de 2023 do Quimtec, projeto criado pelo Sistema CFQ/CRQs para auxiliar profissionais técnicos da área na gestão de seus negócios.

O evento será virtual, às 19h, e transmitido pelos canais oficiais do CFQ no YouTube, Linkedin, Facebook e Instagram (@cfquimica).

Até o ano passado, o Quimtec já havia realizado outras cinco edições, tendo como assuntos petróleo e gás, atuação da Química no tratamento de água, saneamento básico, boas práticas na fabricação de alimentos e empreendedorismo. Em 2023, a sexta edição (e primeira do ano) terá como tema o setor sucroenergético, também conhecido como sucroalcooleiro.

O Brasil é considerado o maior produtor global de cana-de-açúcar. Ela é uma das principais fontes de energia renovável do país, correspondendo a 18% da matriz nacional. A cana-de-açúcar pode ser utilizada como matéria-prima para produção de etanol, bioeletricidade, açúcar, plásticos, cosméticos e como crédito de descarbonização.

Além de impactar positivamente a economia, com geração de mais de dois milhões de empregos diretos e indiretos, o setor sucroenergético tem adotado medidas que tornam seus processos cada vez mais sustentáveis, como otimização do consumo de água, preservação de matas nativas e recuperação de centenas de nascentes.

A palestra será ministrada por Érika Santana, professora do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de pós-doutorado em Recuperação Avançada de Petróleo e doutora e mestre em Engenharia Química, Érika possui experiência em tecnologia de tensoativos e em produção de açúcar e etanol. A mediação do encontro ficará por conta da conselheira federal Raquel Fiori.


Currículo

Érika Santana é professora no Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira da UFPB e possui pós-doutorado na área de Recuperação Avançada de Petróleo. É doutora, mestre e graduada em Engenharia Química. Além disso, possui experiência em Microbiologia Industrial e Fermentação e supervisão em Produção Industrial. Fez estudos em diversas áreas, como tecnologia de tensoativos, produção de açúcar e etanol e reaproveitamento de resíduos. Érika tem certificação de classificadora de açúcar e ajudou na produção e distribuição de etanol antisséptico durante a pandemia de Covid-19.

Já Raquel Fiori, a mediadora do painel, é doutoranda na UFRGS, possui licenciatura em Ciências de 1º Grau, licenciatura em Química de 2º Grau e graduação em Química Tecnológica, Industrial e Bacharel pela PUC-RS, especialização e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos no ICTA /UFRGS e conselheira federal do CFQ.

Serviço:
QuimTec – Setor sucroenergético
Data: 17 de abril (segunda-feira)
Horário: 19h
Transmissão: perfis do CFQ no YouTube, Linkedin, Facebook e Instagram (@cfquimica)

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/quimtec-primeira-edicao-de-2023-tera-como-tema-setor-sucroenergetico/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801