Institucional
Notícias

Workshop de dois dias em Brasília aprimora atuação integrada de Comitês e Comissões do Sistema CFQ/CRQs

O Conselho Federal de Química (CFQ) realizou nesta semana o primeiro workshop reunindo todos os membros de Comitês e Comissões do Conselho. Ao todo, são 10 colegiados.

O Conselho Federal de Química (CFQ) realizou nesta semana o primeiro workshop reunindo todos os membros de Comitês e Comissões do Conselho. Ao todo, são 10 colegiados. Eles foram criados de forma a permitir o debate mais aprofundado de temas de interesse dos profissionais da Química, das empresas registradas e da sociedade como um todo. A estrutura organizada em Comitês e Comissões auxilia ainda a diretoria e o plenário, favorecendo o acompanhamento de assuntos relevantes com sua evolução ao longo do tempo

O workshop, que durou dois dias e foi realizado em Brasília, teve início com uma manifestação do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho. Ele disse que a expansão dos Comitês e das Comissões em sua gestão é mais uma iniciativa em favor da integração do Sistema CFQ/CRQs e que o desafio, agora, é incentivar o intercâmbio e a colaboração entre os próprios colegiados.

“É uma satisfação muito grande ver o desenvolvimento dos Comitês e das Comissões. Fazer com que vocês interajam e busquem as soluções de que o Sistema precisa é nosso objetivo neste momento”, afirmou.

Em seguida, o workshop teve início com o controller do CFQ, Leonardo Nunes, responsável por revisitar alguns pontos conceituais – os fundamentos da existência dos colegiados. Ele apresentou considerações sobre governança no sentido amplo e também no que tange ao CFQ. Em seguida, Nunes passou para as atividades práticas. A primeira, tratou de “atores, papéis e responsabilidades” e teve como propósito provocar a reflexão sobre a razão de ser de cada um dos Comitês e Comissões, em que estágio cada um se encontra no momento e quais ações podem ser adotadas para que atinjam seus objetivos.

No último dia de evento, o destaque foi a reflexão sobre os eventos institucionais. A chefe da Assessoria de Comunicação, Jordana Saldanha, apresentou o cronograma de eventos para o ano de 2023, abastecido também com as demandas dos próprios colegiados. Foi a primeira vez que o CFQ disponibilizou seu calendário de maneira tão completa.

“O mais importante é que nosso cronograma ecoe dentro do Sistema CFQ/CRQs como um todo, se participamos de um evento em qualquer parte do país, queremos que os CRQs, que os conselheiros regionais e entidades locais se apropriem desse evento ao nosso lado, que participem efetivamente e se associem a nós”, afirmou Jordana.

Para o controller do CFQ, o workshop foi um grande sucesso e renderá benefícios para o conselho e para a sociedade.

“Tivemos um evento muito importante para o alinhamento das ações das Comissões e Comitês, com vistas a fortalecer a governança no âmbito do CFQ”, afirmou Nunes.

A proposta do workshop foi conduzida por dois integrantes da diretoria do CFQ, o 1º tesoureiro, Newton Mario Battastini, e a 2ª tesoureira, Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury.  Eles se disseram plenamente satisfeitos com o resultado do workshop.

“Conseguimos atingir o nosso objetivo, conseguimos promover a sinergia entre os comitês. Isso foi importante, no evento os Comitês e Comissões começaram a explanar suas dificuldades e necessidades. Ficou bem claro. Além disso, o workshop foi muito bem conduzido pelo Leonardo Nunes e pela Jordana Saldanha”, afirmou Battastini.

“O workshop foi maravilhoso, um marco divisor da atuação dos Comitês e Comissões no Sistema CFQ/CRQs, trazendo muitas diretrizes para discussão. Tudo isso em concordância com o espírito da gestão do presidente José de Ribamar (Oliveira Filho), da democracia e das decisões tomadas em conjunto”, afirmou a conselheira Renata Lilian.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/workshop-de-dois-dias-em-brasilia-aprimora-atuacao-integrada-de-comites-e-comissoes-do-sistema-cfq-crqs/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801