Institucional
Notícias

Mulheres em Recife apresentam lesões na córnea após pomada para cabelo

O Sistema CFQ/CRQs vem a público para reforçar a importância de se adquirir produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que tenham passado pelas mãos de Profissionais da Química.

O Sistema CFQ/CRQs vem a público para reforçar a importância de se adquirir produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que tenham passado pelas mãos de Profissionais da Química, que garantem a qualidade e a segurança do item. O alerta vem após centenas de mulheres terem sido socorridas em urgências oftalmológicas em Recife (PE) após o uso de uma pomada para cabelo.

Ainda não se sabe o que causou a lesão nas mulheres recifenses. A Anvisa chegou a divulgar, em janeiro, um alerta com produtos para cabelo que tiveram o registro cancelado, mas alguns ainda não listados também estão provocando as reações.

Casos semelhantes foram registrados no Rio de Janeiro (RJ), em dezembro do ano passado, quando cerca de 500 pessoas usaram uma pomada de cabelo que chegou a causar lesões na córnea. Na ocasião, o Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III-RJ) lançou uma cartilha com orientações à população sobre uso de produtos cosméticos que podem causar algum tipo de reação e até graves problemas de saúde.

Os registros na capital pernambucana começaram a surgir ainda em janeiro, quando começaram as festas de carnaval, e intensificaram nesta semana, após começarem as fortes chuvas na região. Tanto a água da chuva quanto o calor podem derreter o produto, fazendo com que ele escorra pelo rosto e cause as lesões.

A recomendação do Sistema CFQ/CRQs é de observar o rótulo antes de adquirir qualquer produto cosmético. É ele que traz as informações que podem fazer a diferença, além de atestarem se estão ou não regularizados na Anvisa. Se estiver autorizado pela Agência, é certo que um Profissional da Química esteve por trás de todo o processo, garantindo a qualidade de segurança do produto.

Além disso, o Sistema reforça que é preciso respeitar as instruções de uso do fabricante, pois por trás dessas orientações, há um Profissional da Química que entende como aquele produto deve ser utilizado para um melhor resultado, trazendo, inclusive, informações em caso de mau uso do produto.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/mulheres-em-recife-apresentam-lesoes-na-cornea-apos-pomada-para-cabelo/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801