Institucional
Notícias

Representantes do CFQ se reúnem com Petrobras e reforçam que profissional da Química deve ter registro no Sistema CFQ/CRQs

O Sistema CFQ/CRQs, por meio do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), participou de audiência com representantes da Petrobras.

O Sistema CFQ/CRQs, por meio do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), participou de audiência com representantes da Petrobras, no Rio de Janeiro, para discutir questões atinentes aos profissionais da Química que atuam na empresa, a maior do país nos setores de energia, petróleo e gás. 

A pauta da reunião foi levar à empresa considerações sobre o registro dos profissionais que lá atuam, bem como esclarecer pontos relativos às habilitações que condizem às funções demandadas pelas atividades da Petrobras.   

No encontro, o Gerente Geral Interino de Remuneração, Benefícios e Operações de Recursos Humanos e Gerente de Cargos e Remuneração da empresa, Filipe Miranda, se disse sensível à demanda do Sistema CFQ/CRQs – que os profissionais da área Química que atuam na Petrobras se registrem e mantenham sua regularidade perante o conselho profissional, como determina a lei. Ele afirmou que os canais de comunicação interna da Petrobras já têm veiculado que os profissionais da Química se mantenham em dia com o Conselho Regional de Química (CRQ) da sua região.

Uma das questões que mobiliza a empresa é a dificuldade em identificar os profissionais técnicos que devem se registrar no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e aqueles que, pela natureza química de suas atividades, devem estar registrados no Sistema CFQ/CRQs. Integrantes do CFT já fizeram visita ao CFQ e já há encaminhamentos para que uma resolução conjunta dos dois Conselhos Profissionais elucide eventuais pontos de sombreamento. O objetivo é oferecer aos profissionais, às empresas e à sociedade a segurança necessária no que diz respeito à Química. 

De acordo com o coordenador do CRIG e presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III – Rio de Janeiro), Rafael Almada, a observância da lei elimina as dúvidas.

“Os profissionais técnicos da área da química, os químicos e os Engenheiros Químicos da Petrobras podem ter a certeza de que seu conselho é o CRQ, embasados em uma legislação sólida que define as atribuições de cada uma dessas profissões”, disse Almada.

Da reunião, ficou também como encaminhamento uma visita de representantes da empresa à sede do Conselho Federal de Química (CFQ), em Brasília. Outras pautas, como os cursos técnicos que formam profissionais para os setores de petróleo e gás, também seguirão sendo debatidas com a empresa oportunamente. 

Além de Almada, o Sistema CFQ/CRQs esteve representado na reunião pelo assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Antonio Lannes. Pela Petrobras, além de Filipe Miranda, estiveram presentes o gerente setorial de Relacionamento com Governo e Entidades Externas Luiz Fernando Passaglia, e a profissional de Cargos e Remuneração Simone Motta.

Fonte: https://cfq.org.br/noticia/representantes-do-cfq-se-reunem-com-petrobras-e-reforcam-que-profissional-da-quimica-deve-ter-registro-no-sistema-cfq-crqs/

Conselho Regional de Química 2ª Região

Minas Gerais

 Rua São Paulo, 409 - 16º Andar - Centro, Belo Horizonte - MG - 30170-902

 (31) 3279-9800 / (31) 3279-9801